Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.936,12 +0,23%  | Bovespa: 102.250 +0,09% | Petróleo WTI: 56,34 +1,19% | USD/BRL: 4.025,50 -0,07%

Os mercados externos iniciam essa quinta-feira em tom marginalmente positivo. Ontem, os fortes números trimestrais das varejistas Target e Lowe’s deram suporte aos índices acionários nos Estados Unidos, com altas de 20,64% e 10,36%, respectivamente. A divulgação da ata do FED não surpreendeu, mas alguns diretores da instituição já demonstraram preocupação com o cenário que, de fato, se deteriorou desde a última reunião com a inversão das curvas de 30 a 2 anos e uma piora na guerra comercial entre Estados Unidos e China. Nesse momento, o índice futuro americano S&P apresenta alta de 0,23% e na Europa, o DAX alemão sobe 0,15%, o FTSE inglês tem queda de 0,41% e o CAC francês se desvaloriza em 0,20%. Na Ásia, o índice de Shanghai fechou subindo 0,11% e o Nikkei terminou com leve alta de 0,05%. No Brasil, apesar de certa frustração quanto ao número de empresas que devem ser privatizadas, bastou a informação dada pelo ministro Paulo Guedes de que a Petrobras também deve ser privatizada até o fim do mandato de Jair Bolsonaro, para a animação voltar aos mercados após uma sequência de quedas. A relação de empresas inclui, Eletrobras, Correios, Casa da Moeda, Emgea, Lotex, Serpro, Dataprev, Codesp e Codesa, dentre outras.

Empresas e Setores

  • Cemig (CMIG3): Segundo noticiário a companhia abriu um plano de desligamento voluntário (PDV) voltado exclusivamente a empregados que perderam cargos gerenciais em uma recente reestruturação corporativa que envolveu uma redução de 25% nos cargos de superintendência e gerência.
  • Consumo: Segundo dados divulgados pela FGV o Índice de Confiança do Consumidor brasileiro (ICC) atingiu 89,2 pontos no mês de Agosto, alta de 1,1 ponto na comparação com o registrado no mês anterior.
  • E-Commerce: Segundo dados divulgados pela empresa de pesquisa Ebit/Nielsen os setores de moda e cosméticos representaram 36% dos pedidos realizados através da internet no primeiro semestre deste ano, alta de 6,5 pontos percentuais na comparação anual.
  • Enel: A companhia anunciou o início da iniciou da construção de 133 megawatts (MW) de energia solar no Estado do Piauí, em uma expansão do parque São Gonçalo que envolverá investimentos de aproximadamente R$ 422 milhões.
  • Papel & Celulose: Segundo dados divulgados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) a produção de celulose no Brasil somou 1,59 milhão de toneladas no mês de Junho, queda de 14,0% na comparação anual e contribuindo para um recuo de 3,75% no acumulado do primeiro semestre deste ano, também na comparação anual.
  • Petróleo e Gás: Segundo dados divulgados pela Abegás o consumo médio de gás natural no Brasil no mês de Junho deste ano atingiu 55,4 milhões de metros cúbicos diários, queda de 23,4% na comparação com o mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação as vendas de gás natural para as indústrias totalizaram 27,7 milhões de metros cúbicos diários, queda de 1,4%.
  • Prumo Logística (PRML3): A companhia comunicou que Pedro Parente irá integrar seu Conselho de Administração.
  • Siderurgia: Segundo estimativa da Worldsteel, a demanda por aço no mundo deverá crescer entre 1,0% e 2,0% no ano de 2019 na comparação anual.
  • Varejo: Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) os saques do FGTS e do PIS/Pasep deverão injetar cerca de R$ 3,3 bilhões no varejo de vestuário brasileiro.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.