Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.936,12 +0,23% | Bovespa: 102.250 +0,09% | Petróleo WTI: 56,34 +1,19% | USD/BRL: 4.025,50 -0,07%
Os mercados externos iniciam essa quinta-feira em tom marginalmente positivo. Ontem, os fortes números trimestrais das varejistas Target e Lowe’s deram suporte aos índices acionários nos Estados Unidos, com altas de 20,64% e 10,36%, respectivamente. A divulgação da ata do FED não surpreendeu, mas alguns diretores da instituição já demonstraram preocupação com o cenário que, de fato, se deteriorou desde a última reunião com a inversão das curvas de 30 a 2 anos e uma piora na guerra comercial entre Estados Unidos e China. Nesse momento, o índice futuro americano S&P apresenta alta de 0,23% e na Europa, o DAX alemão sobe 0,15%, o FTSE inglês tem queda de 0,41% e o CAC francês se desvaloriza em 0,20%. Na Ásia, o índice de Shanghai fechou subindo 0,11% e o Nikkei terminou com leve alta de 0,05%. No Brasil, apesar de certa frustração quanto ao número de empresas que devem ser privatizadas, bastou a informação dada pelo ministro Paulo Guedes de que a Petrobras também deve ser privatizada até o fim do mandato de Jair Bolsonaro, para a animação voltar aos mercados após uma sequência de quedas. A relação de empresas inclui, Eletrobras, Correios, Casa da Moeda, Emgea, Lotex, Serpro, Dataprev, Codesp e Codesa, dentre outras.
Empresas e Setores
- Cemig (CMIG3): Segundo noticiário a companhia abriu um plano de desligamento voluntário (PDV) voltado exclusivamente a empregados que perderam cargos gerenciais em uma recente reestruturação corporativa que envolveu uma redução de 25% nos cargos de superintendência e gerência.
- Consumo: Segundo dados divulgados pela FGV o Índice de Confiança do Consumidor brasileiro (ICC) atingiu 89,2 pontos no mês de Agosto, alta de 1,1 ponto na comparação com o registrado no mês anterior.
- E-Commerce: Segundo dados divulgados pela empresa de pesquisa Ebit/Nielsen os setores de moda e cosméticos representaram 36% dos pedidos realizados através da internet no primeiro semestre deste ano, alta de 6,5 pontos percentuais na comparação anual.
- Enel: A companhia anunciou o início da iniciou da construção de 133 megawatts (MW) de energia solar no Estado do Piauí, em uma expansão do parque São Gonçalo que envolverá investimentos de aproximadamente R$ 422 milhões.
- Papel & Celulose: Segundo dados divulgados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) a produção de celulose no Brasil somou 1,59 milhão de toneladas no mês de Junho, queda de 14,0% na comparação anual e contribuindo para um recuo de 3,75% no acumulado do primeiro semestre deste ano, também na comparação anual.
- Petróleo e Gás: Segundo dados divulgados pela Abegás o consumo médio de gás natural no Brasil no mês de Junho deste ano atingiu 55,4 milhões de metros cúbicos diários, queda de 23,4% na comparação com o mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação as vendas de gás natural para as indústrias totalizaram 27,7 milhões de metros cúbicos diários, queda de 1,4%.
- Prumo Logística (PRML3): A companhia comunicou que Pedro Parente irá integrar seu Conselho de Administração.
- Siderurgia: Segundo estimativa da Worldsteel, a demanda por aço no mundo deverá crescer entre 1,0% e 2,0% no ano de 2019 na comparação anual.
- Varejo: Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) os saques do FGTS e do PIS/Pasep deverão injetar cerca de R$ 3,3 bilhões no varejo de vestuário brasileiro.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.