Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.568,75 -0,53% — Bovespa: 93.675 -0,48% — Petróleo WTI: 51,97 -0,74% — USD/BRL: 3.695,00 +0,25%
O tom dos mercados externos é marginalmente negativo nesse início de quinta-feira no Brasil. Apesar do shutdown parcial do governo norte-americano, hoje saem os dados de pedidos de auxílio-desemprego. Um dos principais destaques da agenda externa é o discurso do presidente do FED, Jerome Powell, no evento realizado no Economic Club of Washington. As expectativas são de que Powell reafirme que o Banco Central está “on hold”, enquanto avalia a desaceleração da economia global e a volatilidade dos mercados. As conversas entre os Estados Unidos e China em torno de um acordo para encerrar a guerra comercial teve progressos, segundo o Ministro do Comércio chinês, com evolução nos temas relacionados à transferência tecnologia e propriedade intelectual. Nesse momento, o futuro do S&P tem queda de 0,53% e na Europa, o DAX alemão tem desvalorização de 0,41%, o FTSE mostra perdas de 0,19% e o CAC cai 0,82%. Na Ásia, o Nikkei fechou caindo 1,29% e na China, o índice de Shanghai terminou com queda de 0,36%. No Brasil, a equipe econômica do novo Governo pretende propor que, no novo regime de Previdência, as camadas de menor renda fiquem no sistema atual, de repartição. O regime novo pretendido, de capitalização, no qual os segurados farão depósitos em contas individuais, só seria adotado por indivíduos com renda mais alta.
Empresas e Setores
- Airbus: A companhia divulgou que as entregas de aeronaves em 2018 atingiram o recorde de 800 unidades, resultado 11% acima do registrado no ano de 2017.
- Aviação: Segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo o tráfego aéreo global de passageiros no mês de Novembro cresceu 6,2% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2017. Na mesma base de comparação a capacidade ofertada pelas companhias aéreas registrou alta de 6,8%, enquanto a taxa de ocupação das aeronaves reduziu 0,4 ponto percentual, atingindo 80%.
- Iochpe-Maxion (MYPK3): O Conselho de Administração da companhia aprovou uma nova emissão de debêntures simples no valor total de até R$ 450 milhões.
- Petrobras (PETR4): A companhia anunciou o início do processo de arrendamento das fábricas de fertilizantes Fafen-SE e Fafen-BA, localizadas respectivamente nos Estados da Bahia e Sergipe.
- Taesa (TAEE11): A OInstituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos concedeu a licença de instalação da subsidiária Empresa Diamantina de Transmissão de Energia, localizada no Estado da Bahia.
- Volkswagen: A companhia divulgou que suas vendas globais de veículos no mês de Dezembro atingiu um total de 540,6 mil unidades, resultado 9,0% abaixo do registrado no mesmo mês de 2017. No Brasil, as vendas de veículos da companhia somaram 31,6 mil unidades em Dezembro, alta de 50,5% na comparação anual e contribuindo para um crescimento de 28,6% no acumulado do ano de 2018.
- Wilson Sons (WSON33): A companhia divulgou que a movimentação de cargas em seus terminais portuários no mês de Dezembro atingiu 81,3 mil TEUs, resultado 0,7% acima do registrado no mesmo mês de 2017.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.