Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.568,75 -0,53% — Bovespa: 93.675 -0,48% — Petróleo WTI: 51,97 -0,74% — USD/BRL: 3.695,00 +0,25%

O tom dos mercados externos é marginalmente negativo nesse início de quinta-feira no Brasil. Apesar do shutdown parcial do governo norte-americano, hoje saem os dados de pedidos de auxílio-desemprego. Um dos principais destaques da agenda externa é o discurso do presidente do FED, Jerome Powell, no evento realizado no Economic Club of Washington. As expectativas são de que Powell reafirme que o Banco Central está “on hold”, enquanto avalia a desaceleração da economia global e a volatilidade dos mercados. As conversas entre os Estados Unidos e China em torno de um acordo para encerrar a guerra comercial teve progressos, segundo o Ministro do Comércio chinês, com evolução nos temas relacionados à transferência tecnologia e propriedade intelectual. Nesse momento, o futuro do S&P tem queda de 0,53% e na Europa, o DAX alemão tem desvalorização de 0,41%, o FTSE mostra perdas de 0,19% e o CAC cai 0,82%. Na Ásia, o Nikkei fechou caindo 1,29% e na China, o índice de Shanghai terminou com queda de 0,36%. No Brasil, a equipe econômica do novo Governo pretende propor que, no novo regime de Previdência, as camadas de menor renda fiquem no sistema atual, de repartição. O regime novo pretendido, de capitalização, no qual os segurados farão depósitos em contas individuais, só seria adotado por indivíduos com renda mais alta.

Empresas e Setores

  • Airbus: A companhia divulgou que as entregas de aeronaves em 2018 atingiram o recorde de 800 unidades, resultado 11% acima do registrado no ano de 2017.
  • Aviação: Segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo o tráfego aéreo global de passageiros no mês de Novembro cresceu 6,2% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2017. Na mesma base de comparação a capacidade ofertada pelas companhias aéreas registrou alta de 6,8%, enquanto a taxa de ocupação das aeronaves reduziu 0,4 ponto percentual, atingindo 80%.
  • Iochpe-Maxion (MYPK3): O Conselho de Administração da companhia aprovou uma nova emissão de debêntures simples no valor total de até R$ 450 milhões.
  • Petrobras (PETR4): A companhia anunciou o início do processo de arrendamento das fábricas de fertilizantes Fafen-SE e Fafen-BA, localizadas respectivamente nos Estados da Bahia e Sergipe.
  • Taesa (TAEE11): A OInstituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos concedeu a licença de instalação da subsidiária Empresa Diamantina de Transmissão de Energia, localizada no Estado da Bahia.
  • Volkswagen: A companhia divulgou que suas vendas globais de veículos no mês de Dezembro atingiu um total de 540,6 mil unidades, resultado 9,0% abaixo do registrado no mesmo mês de 2017. No Brasil, as vendas de veículos da companhia somaram 31,6 mil unidades em Dezembro, alta de 50,5% na comparação anual e contribuindo para um crescimento de 28,6% no acumulado do ano de 2018.
  • Wilson Sons (WSON33): A companhia divulgou que a movimentação de cargas em seus terminais portuários no mês de Dezembro atingiu 81,3 mil TEUs, resultado 0,7% acima do registrado no mesmo mês de 2017.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.