Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.435,25 — +0,11% Bovespa: 62.935 +0,25% — Petróleo WTI: 45,72 +0,18% — USD/BRL: 3.284,50 +0,19%
O tom dos mercados nessa sexta-feira é positivo. Na Europa, temos o DAX operando em alta de 0,40%, o FTSE com valorização de 0,54% e nos Estados Unidos, o índice futuro S&P também sobe 0,11% nesse início de manhã no Brasil. Na Ásia, o Nikkei fechou com ganhos de 0,46% e o índice de Shanghai terminou o dia com valorização de 0,26%. No front externo o destaque do noticiário é o resultado, conhecido essa manhã, das eleições legislativas no Reino Unido. A votação, realizada ontem, foi convocada pela primeira-ministra Theresa May e terminou com um governo mais enfraquecido as vésperas da retomada das negociações do Brexit, como consequência observa-se grande volatilidade na cotação do Pound. No Brasil, o TSE deve encerrar hoje a votação e segundo os jornais, Temer deve manter seu mandato por 4 voto a 3. No entanto, não parece haver motivos para comemorar uma eventual vitória, uma vez que o PSDB, pressionado pelos “cabeças pretas”, pode decidir na próxima segunda feira pelo desembarque do governo. O governo também espera que a PGR ofereça denúncia contra Temer nas próximas semanas e pessoas próximas ao presidente torcem para que seja logo, enquanto o governo ainda tem 172 votos para escapar (precisam de 1/3 da Câmara para evitar que o presidente seja afastado). O problema é que a Lava Jato não para e podem surgir “fatos novos” a qualquer momento com uma possível delação de Palocci, Guido Mantega, do operador financeiro Adir Assad e do doleiro Lúcio Funaro.
Empresas e Setores
- Aliansce (ALSC3): A companhia informou que o conselho de administração aprovou a emissão de debêntures para captar R$ 100 milhões.
- CPFL Renováveis (CPRE3): Segundo noticiário a agência de classificação Fitch atribuiu rating nacional de longo prazo AA(bra) com perspectiva positiva para companhia.
- Natura (NATU3): Segundo noticiário a companhia firmou acordo de exclusividade e está negociando com a L’Oreal a aquisição da The Body Shop por 1 bilhão de euros.
- Neoenergia: Segundo noticiário a companhia incorporou as operações da Elektro Redes e com isso se tornará a maior distribuidora de energia do Brasil.
- Papel & Celulose: Segundo dados da Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO) as vendas de papelão seguiram firmes em Maio e cresceram em todas as bases de comparação, com alta de 5,78% nas expedições na comparação anual e alta de 10,86% em relação ao mês anterior.
- Petrobras (PETR4): Segundo noticiário a companhia retirou a Andrade Gutierrez de bloqueio cautelar que impedia participação em leilões.
- Petrobras (PETR4): A companhia anunciou que irá extinguir antecipadamente um contrato de gás com a Âmbar, empresa de energia da holding J&F, e ainda cobrará multa de R$ 70 milhões, em decorrência da violação de cláusula contratual que trata de legislação anticorrupção.
- Sanepar (SAPR4): O conselho de administração da companhia informou que alterou a política de dividendos.
- Wilson Sons (WSON11): A companhia informou que movimentou 86,4 mil TEUs em terminais de contêineres em maio, queda de 0,9% em relação ao mesmo mês um ano antes.
- Yahoo: Segundo noticiário os acionistas da companhia aprovaram a venda para a Verizon, após assembleia extraordinária realizada.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros