Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.770,12 +0,10% | Bovespa: 97.875 +0,64% | Petróleo WTI: 52,98 -0,51% | USD/BRL: 3.887,00 -0,17%
Os mercados acionários globais operam com viés positivo nesta manhã de terça-feira. O persistente colapso comercial entre os Estados Unidos e a China aumentam a perspectiva para futuros cortes na taxa de juro norte-americana pelo Federal Reserve, evidenciada pela queda dos rendimentos dos Treasuries. Diante deste cenário, o discurso de Jerome Powell hoje pela manhã atrai as atenções dos investidores. Na Ásia os principais mercados da região fecharam em queda, com o Nikkei japonês caindo 0,01% e o índice de Shanghai se desvalorizando 0,96%. Na Europa, Donald Trump continua sua visita de Estado no Reino Unido e as atenções se voltam para possíveis falas do presidente norte-americano assuntos relativos às duas nações. Neste momento, o CAC francês avança 0,69%, o DAX alemão opera com ganho de 1,53% e o FTSE de Londres sobe 0,51%, enquanto nos Estados Unidos o futuro do S&P opera com uma valorização de 0,75%. No Brasil o Senado aprovou na noite de ontem a Medida Provisória que cria um pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS e pretende economizar cerca de R$ 9,8 bilhões até o fim do ano. No front macro tivemos agora pela manhã a divulgação pelo IBGE dos dados sobre a produção industrial brasileira no mês de Abril, com alta de 0,3% na comparação mensal e queda de 3,9% frente ao mesmo mês de 2018. O resultado é o pior para um mês de Abril desde 2017 e foi pressionado principalmente pelo fraco desempenho da indústria extrativa.
Empresas e Setores
- Arezzo (ARZZ3): A companhia comunicou que Wayne Kulkin assumirá o cargo de consultor estratégico e de expansão da empresa nos Estados Unidos.
- Banco Inter (BIDI4): O banco informou que a gestora Atmos reduziu para 9,3% a participação no total de ações preferenciais.
- BRF (BRFS3): A companhia concluiu a venda de fábricas de processamento de alimentos e abate de aves na Europa e na Tailândia para a Tyson Foods, em operação que atingiu o valor total de US$ 377 milhões.
- Combustíveis: Segundo dados divulgados pela ANP o consumo nacional de combustíveis no mês de Abril totalizou 11,4 bilhões de litros, alta de 3,3% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação as vendas de diesel registraram alta de 0,8%, somando 4,6 bilhões de litros.
- Indústria: Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a utilização da capacidade instalada do setor industrial brasileiro atingiu 77,8% no mês de Abril, alta de 0,6 ponto percentual frente ao registrado no mês de Março e o maior índice desde Agosto do ano passado.
- Netshoes: O Conselho de Administração da companhia convocou Assembleia de Acionistas com o objetivo de deliberar sobre a oferta de aquisição da integralidade das ações da companhia pela Magazine Luiza.
- Odontoprev (ODPV3): A companhia informou que Carlos Rogoginsky Júnior renunciou ao cargo de diretor da área comercial de planos massificados.
- Petrobras (PETR4): Segundo dados divulgados pela ANP a produção nacional de óleo e gás da companhia no mês de Abril totalizou 2,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia, alta de 2,4% na comparação com o registrado no mês de Março. Na mesma base de comparação a produção de petróleo da companhia no Brasil atingiu a média de 1,9 milhão de barris diários, alta de 2,6%.
- Petróleo e Gás: Segundo dados divulgados pela ANP a produção total de petróleo e gás no Brasil totalizou a média de 3,3 milhões de barris de óleo equivalente por dia no mês de Abril, resultado 1,6% acima do registrado no mês de Março.
- Rede D’Or São Luiz: Segundo noticiário a companhia solicitou o registro de companhia aberta, de categoria B, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
- Veículos: Segundo dados divulgados pela Fenabrave o volume de licenciamentos de automóveis no mês de Maio atingiu 245,4 mil unidades, alta de 21,6% na comparação com o mesmo mês de 2018. Nos primeiros cinco meses deste ano foram licenciados 1,08 milhão de veículos, resultado 12,4% acima do total registrado no mesmo intervalo de 2018.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.