Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.770,12 +0,10% | Bovespa: 97.875 +0,64% | Petróleo WTI: 52,98 -0,51% | USD/BRL: 3.887,00 -0,17%

Os mercados acionários globais operam com viés positivo nesta manhã de terça-feira. O persistente colapso comercial entre os Estados Unidos e a China aumentam a perspectiva para futuros cortes na taxa de juro norte-americana pelo Federal Reserve, evidenciada pela queda dos rendimentos dos Treasuries. Diante deste cenário, o discurso de Jerome Powell hoje pela manhã atrai as atenções dos investidores. Na Ásia os principais mercados da região fecharam em queda, com o Nikkei japonês caindo 0,01% e o índice de Shanghai se desvalorizando 0,96%. Na Europa, Donald Trump continua sua visita de Estado no Reino Unido e as atenções se voltam para possíveis falas do presidente norte-americano assuntos relativos às duas nações. Neste momento, o CAC francês avança 0,69%, o DAX alemão opera com ganho de 1,53% e o FTSE de Londres sobe 0,51%, enquanto nos Estados Unidos o futuro do S&P opera com uma valorização de 0,75%. No Brasil o Senado aprovou na noite de ontem a Medida Provisória que cria um pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS e pretende economizar cerca de R$ 9,8 bilhões até o fim do ano. No front macro tivemos agora pela manhã a divulgação pelo IBGE dos dados sobre a produção industrial brasileira no mês de Abril, com alta de 0,3% na comparação mensal e queda de 3,9% frente ao mesmo mês de 2018. O resultado é o pior para um mês de Abril desde 2017 e foi pressionado principalmente pelo fraco desempenho da indústria extrativa.

Empresas e Setores

  • Arezzo (ARZZ3): A companhia comunicou que Wayne Kulkin assumirá o cargo de consultor estratégico e de expansão da empresa nos Estados Unidos.
  • Banco Inter (BIDI4): O banco informou que a gestora Atmos reduziu para 9,3% a participação no total de ações preferenciais.
  • BRF (BRFS3): A companhia concluiu a venda de fábricas de processamento de alimentos e abate de aves na Europa e na Tailândia para a Tyson Foods, em operação que atingiu o valor total de US$ 377 milhões.
  • Combustíveis: Segundo dados divulgados pela ANP o consumo nacional de combustíveis no mês de Abril totalizou 11,4 bilhões de litros, alta de 3,3% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação as vendas de diesel registraram alta de 0,8%, somando 4,6 bilhões de litros.
  • Indústria: Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a utilização da capacidade instalada do setor industrial brasileiro atingiu 77,8% no mês de Abril, alta de 0,6 ponto percentual frente ao registrado no mês de Março e o maior índice desde Agosto do ano passado.
  • Netshoes: O Conselho de Administração da companhia convocou Assembleia de Acionistas com o objetivo de deliberar sobre a oferta de aquisição da integralidade das ações da companhia pela Magazine Luiza.
  • Odontoprev (ODPV3): A companhia informou que Carlos Rogoginsky Júnior renunciou ao cargo de diretor da área comercial de planos massificados.
  • Petrobras (PETR4): Segundo dados divulgados pela ANP a produção nacional de óleo e gás da companhia no mês de Abril totalizou 2,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia, alta de 2,4% na comparação com o registrado no mês de Março. Na mesma base de comparação a produção de petróleo da companhia no Brasil atingiu a média de 1,9 milhão de barris diários, alta de 2,6%.
  • Petróleo e Gás: Segundo dados divulgados pela ANP a produção total de petróleo e gás no Brasil totalizou a média de 3,3 milhões de barris de óleo equivalente por dia no mês de Abril, resultado 1,6% acima do registrado no mês de Março.
  • Rede D’Or São Luiz: Segundo noticiário a companhia solicitou o registro de companhia aberta, de categoria B, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
  • Veículos: Segundo dados divulgados pela Fenabrave o volume de licenciamentos de automóveis no mês de Maio atingiu 245,4 mil unidades, alta de 21,6% na comparação com o mesmo mês de 2018. Nos primeiros cinco meses deste ano foram licenciados 1,08 milhão de veículos, resultado 12,4% acima do total registrado no mesmo intervalo de 2018.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.