A história da Icatu Vanguarda Adm. de Recursos se confunde com a história de gestão de investimentos no Brasil. No final dos anos 80, foi fundado o Banco Icatu, o braço financeiro do grupo Icatu. Nesta mesma época, o Banco conquistou o Brazil Fund, principal fundo de investimento estrangeiro no país após vencer a concorrência para administração de recursos institucionais. A partir daí, o banco criou uma área dedicada a gestão de recursos de terceiros, se tornando então um dos maiores gestores independentes do Brasil já nesta época. Tamanho foi o sucesso em gestão de terceiros do Banco, que esta área se tornou um dos principais business da instituição financeira. Com isto, em 1998, o Grupo Icatu cria a Icatu Investimentos, empresa dedicada exclusivamente a gestão de recursos de terceiros. Neste ano, a Icatu Investimentos se torna a primeira e única gestora independente do Brasil com mais de R$3 bilhões sob gestão.

Nos anos posteriores,mais precisamente entre 2002 e 2003, após algumas operações de associações e vendas, a Icatu Hartford, principal cliente da então BBA Icatu Investimentos decide montar sua própria estrutura de gestão de recursos.

É criada então a Icatu Hartford Administração de Recursos Ltda. para gerir grande partedas reservas acumuladas pela venda dos produtos de seguros de vida,previdência e capitalização. A Joint Venture entre Icatu e The Hartford termina em 2010, com a recompra de 100% do grupo pela holding Icatu. Aproveitando o momento de mudança de marca, altera-se o nome da gestora para Icatu Vanguarda Adm. de Recursos Ltda, afirmando a independência na gestão de recursos de terceiros.

Desde sua fundação, a Icatu Vanguarda priorizou pela gestão de recursos com horizonte de longo prazo, objetivo principal quando se fala em gestão de recursos para previdência e seguros.

Hoje, com volume sob gestão entre os maiores do Brasil, a Icatu Vanguarda prima por uma filosofia de investimento voltada para uma avaliação fundamentalista e opinião independente. O processo de seleção de ativos é baseado na análise de retorno e de risco de longo prazo.

Ao fim de 2010, a empresa ultrapassa o volume sob gestão de 5 bilhões mostrando mais uma vez o tamanho, a história e a solidez do grupo quando se fala em gestão de recursos de terceiros. A sólida e estável performance dos seus vários fundos de investimentos renderam à Icatu Vanguarda diversas premiações de entidades especializadas, além da importante atribuição de Rating MQ2 de Qualidade e Gestão pela agência Moody’s.