A compra de ações em bolsa de valores significa que o investidor se torna automaticamente sócio minoritário da companhia objeto. Sabemos que a bolsa tem dentre suas principais funções criar segurança e transparência para que participações acionárias troquem de mãos e companhias tenham no mercado de capitais mais uma alternativa para financiar e crescer suas atividades. Contudo, essa facilidade muitas vezes leva a comportamentos pouco racionais, com investidores comprando e vendendo ações como se fossem cartas de baralho. Entendemos que a geração de valor para qualquer investidor virá de investimentos em companhias que cresçam e tenham resultados consistentes ao longo dos anos.
Reunimos os principais aspectos da filosofia de investimento praticada pela área de renda variável da Capital Investimentos:
Pessoas e Governança Corporativa:
Para nós o aspecto “gente” é o mais relevante para o sucesso de uma companhia. Controladores e executivos competentes, alinhados e com a motivação correta são uma mistura poderosa.
Modelo de Negócios e Perspectivas Futuras:
Companhias com modelos de negócios rentáveis e testados em ciclos econômicos diversos. Empresas detentoras de marcas fortes e líderes de mercado. Perspectivas futuras favoráveis de crescimento.
Margem de Segurança:
Disciplina e paciência para investir apenas quando o preço de mercado estiver abaixo do valor intrínseco da companhia.