Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.102,75 +0,26% Bovespa: 49.310 -0,24% Petróleo WTI: 49,29 -0,06% USD/BRL: 3.606,50 +0,01%
Os mercados financeiros globais operam em tons mistos nesta manhã de segunda-feira. Na Ásia, o Nikkei japonês fechou com ganhos de 1,39%, sob influência de notícias de que o governo japonês pode adiar um aumento planejado de imposto e na China, o índice de Shanghai encerrou o dia praticamente estável. A principal notícia na China foi a desvalorização do Yuan pelo Banco Central do país ao seu menor nível desde Fevereiro de 2011. Na Europa, o DAX alemão opera em alta de 0,44% e o FTSE de Londres não opera em função de feriado local (Spring Bank Holiday). Nos Estados Unidos não teremos operações nas bolsas locais em função do feriado do Memorial Day. Por lá, tivemos na sexta-feira o discurso da presidente do FED, Janet Yellen, na Universidade de Harvard sinalizando que um aumento da taxa de juros no país para os próximos meses é “algo apropriado”. No cenário local, seguimos com o foco no noticiário político, com novas divulgações das gravações realizadas por Sérgio Machado. Os novos áudios divulgados ontem mostram o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, supostamente orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros, a não fornecer informações à Procuradoria-Geral da República no escopo da Operação Lava-Jato. Também no domingo a presidente afastada, Dilma Rousseff, deu entrevista ao Jornal Folha de São Paulo afirmando que o presidente interino Michel Temer terá de se “ajoelhar” à Eduardo Cunha. No front macroeconômico, a FGV divulgou pela manhã o índice IGP-M, que fechou o mês de Maio acelerando alta, devido à pressão nos preços do atacado e varejo e tivemos também, a divulgação pelo Banco Central do Boletim Focus, em que foram revisadas as estimativas de inflação, PIB e Selic de 2016 para cima (mais detalhes abaixo).
Economia
- Brasil: A FGV divulgou que a inflação medida pelo IGP-M acelerou a alta a 0,82% no mês de Maio ante alta de 0,33% no mês anterior.
- Brasil: O Boletim Focus para esta semana reportou que a expectativa para a inflação (IPCA) no final de 2016 foi revisada para 7,06% (ante 7,04% na pesquisa anterior) e para 2017 foi mantida em 5,05%. Para o PIB é esperada uma queda de 3,81% para 2016 e um crescimento de 0,55% para 2017 (ante -3,83 e 0,50% na pesquisa anterior, respectivamente). Para a taxa Selic a previsão para o final de 2016 foi revisada para 12,88% e para 2017 em 11,25% (ante 12,75% e 11,38% na semana anterior, respectivamente).
Agenda
- 14h30 – Brasil: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o índice Nacional de Expectativa do Consumidor de Maio.
- 20h50 – Japão: Será divulgada a produção industrial do mês de Abril.
Empresas e Setores
- Aviação: Segundo dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) a demanda global por transporte aéreo de passageiros em Abril subiu 4,6% na comparação anual.
- BTG Pactual (BBTG11): Segundo noticiário o banco avalia a venda de sua participação de 50% na PetroÁfrica, associação em parceria com a Petrobras no continente africano.
- Ecorodovias (ECOR3): A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou reajuste de 8,11% na tarifa básica de pedágio na ponte Rio- Niterói, administrada pela Ecoponte, concessionária da companhia.
- Energia: Segundo estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a carga de energia elétrica do país para o mês de Junho deverá subir 0,7% na comparação com igual mês de 2015.
- Gerdau (GGBR4): Segundo noticiário o escritório norte-americano de advocacia Pomerantz ajuizou uma ação coletiva contra a companhia por suposta violação das leis de mercado de capitais nos Estados Unidos.
- Lojas Renner (LREN3): Segundo noticiário a companhia contratou empréstimo no valor de R$ 73,75 milhões junto ao BNDES para implantação e modernização de parques fabris e treinamento de funcionários de seus fornecedores.
- Marcopolo (POMO4): A Superintendência-Geral do Cade aprovou sem restrições a incorporação de 55% do capital social da L&M Incorporadora por parte da companhia.
- Raízen: A companhia reportou lucro líquido atribuível aos acionistas controladores de R$ 181,3 milhões no período fiscal encerrado em 31 de Março deste ano, queda de 46% na comparação anual.
- Siderurgia: Segundo dados da Asociación Latinoamericana del Acero (Alacero) o consumo de aço laminado na América Latina caiu 17% no 1º trimestre deste ano na comparação com igual período de 2015.
- Usiminas (USIM5): Segundo noticiário a Nippon Steel pretende contestar judicialmente a nomeação de Sergio Leite para o cargo de presidente-executivo da companhia.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros