Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.429,25 -0,59% — Bovespa: 71.430 -0,56% — Petróleo WTI: 46,59 +0,04% — USD/BRL: 3.175,00 +0,15%

O tom dos mercados externos é negativo, com os índices acionários globais caindo diante da nova ameaça da Coreia do Norte. Ontem à noite (manhã de hoje na Ásia), ao menos um míssil balístico foi lançado sobre o Japão pela Coreia do Norte, em mais um sinal de provocação que vem desestabilizando a região. O míssil norte-coreano passou sobre Hokkaido, segunda maior ilha do Norte e caiu no oceano Pacífico cerca de 14 minutos depois de seu lançamento, não causando qualquer dano. Nos Estados Unidos, o índice futuro S&P tem queda de 0,59%. Na Europa, o DAX alemão sofre perdas de 1,82%, o FTSE inglês tem queda de 1,16% e o CAC francês cai 1,22%. Na Ásia, o Nikkei encerrou o dia caindo 0,51% e o índice de Shanghai terminou o dia estável, com ligeira alta de 0,08%. No Brasil, Temer viaja para a China em busca de investidores e o congresso terá votações importantes. Para hoje, são esperadas a votação no plenário da câmara dos destaques da MP 777 que trata da criação da Taxa de Longo Prazo (TLP), para então ser encaminhado ao Senado, além da votação da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO) o texto que altera as metas fiscais de 2017 e 2018.

Empresas e Setores

  • Aviação Civil: Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) a demanda doméstica por voos no Brasil no mês de Julho registrou alta de 3,83% com relação ao obtido em igual mês de 2016. Em igual base de comparação, a oferta de voos domésticos no mês de Julho avançou 4,59% e a taxa de ocupação dos voos internos atingiu 83,97%, queda de 0,62 ponto.
  • Comgás (CGAS5): A agência de classificação de risco S&P reafirmou o rating “brAA-“ para a nota de crédito em escala nacional companhia, com perspectiva negativa.
  • Duratex (DTEX3): A companhia anunciou a aquisição de 100% da Ceusa revestimentos Cerâmicos por R$ 280 milhões.
  • Equatorial Energia (EQTL3): A agência de classificação de risco S&P atribuiu o rating “brAA-“ à companhia e sua subsidiária Celpa, com a perspectiva negativa.
  • Indústria: Segundo dados divulgados pela FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira no mês de Agosto atingiu 92,2 pontos, alta de 1,4 ponto ante o registrado no mês anterior, alcançando o maior nível em mais de três anos. Ainda segundo o indicador, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor atingiu 74,1% no mês, queda de 0,6 ponto percentual frente o registrado no mês anterior.
  • JBS (JBSS3): A companhia informou que Tarek Farahat foi eleito para o cargo de presidente de seu Conselho de Administração, em substituição a Joesley Batista.
  • Paranapanema (PMAM3): A companhia anunciou um acordo para adiamento de prazo para pagamento de dívidas com credores.
  • Suzano (SUZB5): A companhia informou que sua acionista BNDESPar aprovou sua proposta de migração para o Novo Mercado da B3, mediante operação de conversão de suas ações preferenciais em ordinárias.
  • Taesa (TAEE11): A agência de classificação de risco S&P afirmou os ratings “BB+“ e “AAA(bra)” para as notas de crédito da companhia em moeda estrangeira e local de longo prazo, respectivamente. A companhia anunciou uma emissão de debêntures no montante inicial de R$ 435 milhões.
  • Ultrapar (UGPA3): A Superintendência-Geral do Cade emitiu parecer recomendando a reprovação da operação de aquisição da Liquigás Distribuidora pela subsidiária da companhia Ultragaz.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.