Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.004,25 -0,71% — Bovespa: 50.470 -0,34% — Petróleo WTI: 46,81 -1,74% — USD/BRL: 3.3409,50 +0,87%

Os mercados acionários externos operam em tom pessimista nesta manhã de segunda-feira, ainda na ressaca da decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia em plebiscito realizado na última quinta-feira dia 23. Na Ásia, o índice Nikkei japonês fechou o dia em alta de 2,39% e na China a bolsa de Shanghai encerrou com ganhos de 1,44%. Na Europa as bolsas seguem pessimistas, com o DAX alemão operando em baixa de 1,93% e o FTSE de Londres cede 2,08% e nos Estados Unidos o índice futuro do S&P aponta para uma abertura em queda de 0,71%, em dia sem grandes movimentações no noticiário local. Tivemos no domingo a divulgação do relatório anual do Banco Mundial, destacando a grande exposição dos bancos brasileiros à dívida pública, atualmente em cerca de 20% de seus ativos. No cenário local tivemos a aprovação da lei de responsabilidade das estatais e essa semana deverá ser votado o projeto de governança nos fundos de pensão. No front macroeconômico tivemos hoje pela manhã a divulgação pelo Banco Central do Boletim Focus, reportando uma leve deterioração nas perspectivas dos juros e na inflação para 2016 e melhora nas estimativas na Selic de 2017 (mais detalhes abaixo).

 Economia

  • Brasil: O Boletim Focus reportou que a expectativa para a inflação (IPCA) no final de 2016 foi revisada para 7,29% (ante 7,25% na pesquisa anterior) e para 2017 foi mantida em 5,50%. Para o PIB, foram mantidas as perspectivas de crescimento para 2016 e 2017 em -3,44% e 1,00%, respectivamente e para a taxa Selic a previsão para o final de 2016 foi revisada para 13,25% e para 2017 em 11,00% (ante 13,00% e 11,25% na pesquisa anterior).
  • Brasil: Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), base de dados do Governo Federal, foram encerradas no país 72.615 vagas formais de emprego no mês de Maio.
  • Brasil: A FGV divulgou que o Índice de Confiança da Construção no país para o mês de Junho apresentou um recuo de 1,1 pontos em relação ao mês de Maio. O Índice Nacional de custos do setor no período acelerou a alta a 1,52% ante o mês anterior.

Agenda

  • 10h45 – Estados Unidos: Será divulgado o índice de gerentes de compras (PMI) de serviços preliminar de Junho.
  • 11h30 – Estados Unidos: O FED de Dallas divulga o Índice de Atividades das empresas no mês de Junho.

Empresas e Setores

  • Eletrobras (ELET3): O BNDES informou que o Governo Federal publicou edital de privatização da Celg-D, subsidiária da companhia, com valor mínimo estabelecido em R$ 2,8 bilhões em leilão previsto para ocorrer no próximo dia 19 do mês de Agosto.
  • Energia: A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que a bandeira tarifária nas contas de energia elétrica para o mês de Julho permanecerá na cor verde, sem custos adicionais para os consumidores.
  • M Dias Branco (MDIA3): Segundo noticiário o presidente do Conselho de Administração da companhia, Francisco Ivens de Sá Dias Branco, faleceu nesta sexta-feira em São Paulo.
  • Oi (OIBR3): A companhia informou que a gestora BlackRock alcançou participação de aproximadamente 3,40% no total de ações preferenciais emitidas pela companhia, após operação de alienação de ações.
  • Suzano (SUZB5): A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating da companhia de ‘BB’ para ‘BB+’, com perspectiva positiva.
  • Usiminas (USIM5): A companhia divulgou concluiu com sucesso sua operação de aumento de capital, em cerca de R$ 1,0 bilhão.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

 

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.