Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.709,25 -0,61% — Bovespa: 81.905 -1,27% —- Petróleo WTI: 71,86 -0,47% —- USD/BRL: 3.665,50 +0,43%
Os mercados financeiros globais operam em queda nessa manhã de quarta-feira. Nos Estados Unidos o índice futuro S&P aponta para abertura em queda de 0,61% e, por lá, o destaque do dia fica por conta da ata do Fed que será divulgada hoje à tarde e poderá mudar o humor dos mercados. Na Europa todas as bolsas operam em terreno negativo, com o DAX alemão, o CAC francês e o FTSE caindo respectivamente 1,82%, 1,38% e 0,46%, após dados da economia na Zona do Euro de Maio mostrar desaceleração mais acentuada que o esperado. Na China os mercados acionários registraram a maior queda em um mês nesse pregão de quarta-feira, pressionados pela queda em mineradoras de carvão. No cenário local tivemos agora pela manhã a divulgação do IPCA-15 de Maio, que registrou alta de 0,14% e ficou abaixo das estimativas do mercado. Além disso, a FGV divulgou que as expectativas pioraram com força e a confiança do consumidor caiu em Maio para o menor nível em sete meses. A greve dos caminhoneiros e escalada dos preços nos combustíveis ontem agitou os mercados e fez com que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmasse que a CIDE será zerada para conter os preços do óleo diesel. Sabendo que só zerar a CIDE não acalmaria os caminhoneiros, que ameaçaram continuar a greve, o presidente da Câmara anunciou que, junto com a reoneração da Folha, votará também a redução do PIS/Cofins para o diesel. A Petrobras, poupada de ingerência política, informou a CVM que sua política de paridade de preços continua inalterada.
Empresas e Setores
- Arezzo (ARZZ3): O Conselho de Administração da companhia aprovou a nomeação de Rafael Sachete da Silva para os cargos de Diretor Financeiro e Diretor Vice-Presidente Corporativo e de Aline Ferreira Penna para o cargo de Diretora de Relações com Investidores da companhia.
- Banco Inter (BIDI4): O banco informou que a Apex Capital atingiu participação de 7,3% do seu total de ações preferenciais.
- Cemig (CMIG4): A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 23,2% nas tarifas da companhia no Estado de Minas Gerais.
- Combustíveis: Segundo dados divulgados pela ANP as importações de derivados de petróleo realizadas pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano atingiram uma média de 650 mil barris diários, queda de 6,1% frente ao registrado no mesmo período do ano anterior.
- Consumo: Segundo dados divulgados pela FGV o Índice de Confiança do Consumidor brasileiro atingiu 86,9 pontos no mês de Maio, queda de 2,5 pontos na comparação com o registrado no mês anterior e o menor nível do indicador em sete meses.
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR4): A companhia comunicou que contratou o banco Credit Suisse para a prestação de serviços de formador de mercado de suas ações preferenciais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
- Localiza (RENT3): A companhia anunciou a conclusão do resgate antecipado de R$ 504,5 milhões em debêntures.
- Siderurgia: Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço as vendas de aços planos no Brasil somaram 225,1 mil toneladas no mês de Abril, resultado 14,4% abaixo do volume vendido no mês anterior e 5,4% acima do registrado no mesmo mês de 2017.
- Taesa (TAEE11): A companhia comunicou que fechou acordo de repactuação de um contrato de financiamento com o Citibank, visando reduzir a taxa de juros e alongar o prazo médio de sua dívida.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros