Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.709,25 -0,61% — Bovespa: 81.905 -1,27% —- Petróleo WTI: 71,86 -0,47% —- USD/BRL: 3.665,50 +0,43%

Os mercados financeiros globais operam em queda nessa manhã de quarta-feira. Nos Estados Unidos o índice futuro S&P aponta para abertura em queda de 0,61% e, por lá, o destaque do dia fica por conta da ata do Fed que será divulgada hoje à tarde e poderá mudar o humor dos mercados. Na Europa todas as bolsas operam em terreno negativo, com o DAX alemão, o CAC francês e o FTSE caindo respectivamente 1,82%, 1,38% e 0,46%, após dados da economia na Zona do Euro de Maio mostrar desaceleração mais acentuada que o esperado. Na China os mercados acionários registraram a maior queda em um mês nesse pregão de quarta-feira, pressionados pela queda em mineradoras de carvão. No cenário local tivemos agora pela manhã a divulgação do IPCA-15 de Maio, que registrou alta de 0,14% e ficou abaixo das estimativas do mercado. Além disso, a FGV divulgou que as expectativas pioraram com força e a confiança do consumidor caiu em Maio para o menor nível em sete meses. A greve dos caminhoneiros e escalada dos preços nos combustíveis ontem agitou os mercados e fez com que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmasse que a CIDE será zerada para conter os preços do óleo diesel. Sabendo que só zerar a CIDE não acalmaria os caminhoneiros, que ameaçaram continuar a greve, o presidente da Câmara anunciou que, junto com a reoneração da Folha, votará também a redução do PIS/Cofins para o diesel. A Petrobras, poupada de ingerência política, informou a CVM que sua política de paridade de preços continua inalterada.

Empresas e Setores

  • Arezzo (ARZZ3): O Conselho de Administração da companhia aprovou a nomeação de Rafael Sachete da Silva para os cargos de Diretor Financeiro e Diretor Vice-Presidente Corporativo e de Aline Ferreira Penna para o cargo de Diretora de Relações com Investidores da companhia.
  • Banco Inter (BIDI4): O banco informou que a Apex Capital atingiu participação de 7,3% do seu total de ações preferenciais.
  • Cemig (CMIG4): A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 23,2% nas tarifas da companhia no Estado de Minas Gerais.
  • Combustíveis: Segundo dados divulgados pela ANP as importações de derivados de petróleo realizadas pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano atingiram uma média de 650 mil barris diários, queda de 6,1% frente ao registrado no mesmo período do ano anterior.
  • Consumo: Segundo dados divulgados pela FGV o Índice de Confiança do Consumidor brasileiro atingiu 86,9 pontos no mês de Maio, queda de 2,5 pontos na comparação com o registrado no mês anterior e o menor nível do indicador em sete meses.
  • Grupo Pão de Açúcar (PCAR4): A companhia comunicou que contratou o banco Credit Suisse para a prestação de serviços de formador de mercado de suas ações preferenciais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
  • Localiza (RENT3): A companhia anunciou a conclusão do resgate antecipado de R$ 504,5 milhões em debêntures.
  • Siderurgia: Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço as vendas de aços planos no Brasil somaram 225,1 mil toneladas no mês de Abril, resultado 14,4% abaixo do volume vendido no mês anterior e 5,4% acima do registrado no mesmo mês de 2017.
  • Taesa (TAEE11): A companhia comunicou que fechou acordo de repactuação de um contrato de financiamento com o Citibank, visando reduzir a taxa de juros e alongar o prazo médio de sua dívida.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.