Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.384,25 +0,12% — Bovespa: 61.575 -2,38% — Petróleo WTI: 51,32 +1,28% — USD/BRL: 3.294,00 +0,93%
O governo teve um fim de semana intenso e com muitas reuniões com líderes e partidos aliados, mas não trouxe nenhuma solução. O governo parece ter ganho algum tempo e aguarda a decisão do STF, na próxima quarta-feira, sobre o pedido de suspensão do inquérito contra o presidente Michel Temer. Seguindo o calendário, o TSE deve retomar no início de Junho (entre os dias 6 e 8) o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Segundo os jornais o PSDB, que foi fortemente atingido com as denúncias da JBS e outros partidos da base governistas, ainda avaliam a manutenção do apoio ao governo. Os próximos dias serão importantes e devem dar sinais mais claros sobre a permanência ou não de Temer no cargo. Para tentar conter a crise e passar tranquilidade, a equipe econômica juntamente com o Banco Central, está empenhada em garantir a funcionalidade dos mercados garantindo-lhes liquidez quando necessário. Henrique Meireles, Ministro da Fazenda, tem experiência com momentos de crise e pelo que consta no noticiário pretende seguir com a agenda de votações, acreditando que o congresso pode retomar os trabalhos. No cenário externo, o escândalo do vazamento de informações dos EUA para a Rússia e a demissão do diretor do FBI seguem no centro das atenções e aumentam ainda mais a pressão sobre o presidente norte-americano, Donald Trump. O futuro do S&P opera com alta de 0,12% e na Europa, o DAX alemão cede 0,30% enquanto o CAC francês apresenta uma valorização de 0,15%. Na Ásia, o Nikkei japonês encerrou o dia com ganhos de 0,45% e o índice de Shanghai fechou caindo 0,46%.
Empresas e Setores
- ADM: A unidade brasileira da companhia informou que concluiu o projeto de expansão de 33,0% da capacidade de exportação de seu terminal no porto de Santos, resultado de investimento de cerca de R$ 280 milhões.
- Alpargatas (ALPA3): Segundo noticiário um grupo de acionistas minoritário, detentores de ações preferenciais da companhia, manifestaram a intenção de votar contra a proposta da companhia de converter suas ações preferenciais em ordinárias, na proporção de 1,3 para 1.
- Braskem (BRKM5): A companhia anunciou que não conseguiu entregar seu relatório anual de 2016 à Securities and Exchange Commission (SEC) dentro do prazo determinado pelo órgão regulador do mercado norte-americano.
- BTG Pactual (BBTG11): O Conselho de Administração do banco aprovou um novo Programa de Recompra de até 16,5 milhões de units com prazo de até 18 meses.
- EcoRodovias (ECOR3): A companhia informou que a italiana IGLI aumentou para 45,44% a participação em seu total de ações ordinárias.
- Engie & RWE: Segundo noticiário as companhias iniciaram estudo para uma possível troca de ações, que poderá resultar na criação de uma companhia com valor de mercado de cerca de US$ 55,8 bilhões.
- Indústria: Segundo dados preliminares divulgados pela FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira no mês de Maio avançou 1,2 ponto ante o registrado no mês anterior, atingindo 92,4 pontos no mês. Ainda segundo o indicador, aa prévia do Nível de Utilização da Capacidade Instalada do setor industrial brasileiro atingiu 74,5% no mês, leve queda de 0,2 ponto percentual ante o registrado no mês anterior.
- Petrobras (PETR4): A companhia informou que a gestora BlackRock reduziu para 4,97% a participação em seu total de ações preferenciais.
- Renova Energia (RNEW11): A companhia cancelou permanentemente os contratos de venda de energia de seu parque eólico Umburanas e, em caráter parcial, os contratos de sua usina Alto Sertão III junto a distribuidoras.
- Saúde: A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou o reajuste de 13,55% nos planos de saúde individuais no país.
- Telecomunicações: Segundo noticiário a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou para o dia 30 do mês de Maio uma audiência pública que irá discutir possíveis mudanças nas regras da indústria de telecomunicações no país.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros
Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.