Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.855,25 -0,23% — Bovespa: 75.060 -0,35% — Petróleo WTI: 65,89 +0,72% — USD/BRL: 4.076,00 +0,51%
Os mercados financeiros globais operam sem tendência definida nesta manhã de quarta-feira. Nos Estados Unidos o índice futuro S&P opera com perdas de 0,23%, após ter sido confirmada a informação de que Michael Cohen, advogado pessoal de Donald Trump, fechou acordo de delação que compromete o presidente americano. Segundo noticiário Cohen admitiu ter comprado o silêncio de mulheres supostamente envolvidas com Trump, sob as suas ordens. No front comercial, é esperado que as negociações entre Estados Unidos e China comecem hoje. Na agenda do dia temos a ata da última reunião do FED, as vendas de moradias usadas referente ao mês de Julho e os estoques de petróleo. Na Europa o DAX alemão cede 0,18%, enquanto o CAC francês e o FTSE de Londres sobem respectivamente 0,10%, e 0,18%. Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção definida, com o índice Nikkei japonês em alta de 0,89% e o índice de Shanghai em queda de 0,70%. No cenário local, a pesquisa do Datafolha divulgada nesta madrugada apontou um crescimento de Lula ainda maior do que no Ibope, de 30% em Junho para 39%. Sem Lula, Bolsonaro lidera a pesquisa com 22%, seguido de Marina (16%), Ciro (10%), Alckmin (9%) e Haddad (4%). Ontem a pesquisa do Ibope trouxe crescimento de Lula e aumentou os riscos de um Segundo turno com o PT, o que derrubou a bolsa local e trouxe o dólar para cima de R$ 4,00. No front macroeconômico a agenda local de hoje é fraca, apenas com as divulgações da sondagem industrial (CNI) de Julho e do fluxo cambial semanal.
Empresas e Setores
- Anima (ANIM3): A companhia informou que a JGP Gestão de Recursos e a JGP Gestão Patrimonial atingiram participação de 4,94% no seu total de ações ordinárias.
- B2W (BTOW3): Segundo noticiário a companhia fechou parceria com a fintech de crédito Money Plus com o objetivo de oferecer empréstimos aos vendedores ligados a seu marketplace.
- Banrisul (BRSR6): O banco formalizou parceria com a Icatu Seguros visando a exploração de produtos de capitalização.
- BR Malls (BRML3): A companhia informou que o fundo GIC Private Limited atingiu participação de 5,0% no seu total de ações preferenciais.
- Eletrobras (ELET6): A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o início do processo de cisão dos ativos de geração e transmissão da Amazonas Energia.
- Energisa (ENGI11): A Aneel aprovou o Reajuste Tarifário Anual médio de 15,7% nas tarifas cobradas pela Energisa Paraíba.
- Equatorial (EQTL3): A Aneel homologou o Reajuste Tarifário Anual médio de 16,9% nas tarifas cobradas pela CEMAR.
- Guararapes (GUAR3): A companhia comunicou que Flavio Rocha reassumiu o cargo de presidente de seu Conselho de Administração.
- Magnesita (MAGG3): A companhia comunicou que seus acionistas aprovaram em Assembleia a saída da empresa do segmento Novo Mercado da B3, condicionada a uma oferta pública de aquisição das ações (OPA).
- Setor Farmacêutico: Segundo dados divulgados pelo Sindusfarma as vendas totais da indústria farmacêutica do Brasil no mês de Julho registraram alta de 2,1% frente ao reportado no mês de Junho e de 8,9% na comparação com o mesmo mês de 2017.
- Siderurgia: Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço as vendas de aços planos por distribuidores do Brasil no mês de Julho somaram 276 mil toneladas, alta de 4,1% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2017 e queda de 10,2% na comparação com o mês anterior.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.