Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.662,50 -0,35% — Bovespa: 95.985 -0,32% — Petróleo WTI: 53,91 -0,52% — USD/BRL: 3.765,00 +0,27%

Os mercados financeiros globais operam sem tendência definida nesse início de semana. Hoje é feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos e as bolsas de lá ficarão fechadas. Amanhã começa o Fórum Econômico Mundial, em Davos, e Jair Bolsonaro será o primeiro presidente latino-americano a discursar na sessão inaugural. Os investidores também ficarão atentos às falas de Sérgio Moro e Paulo Guedes principalmente relativas à Reforma da Previdência (que está no forno e a versão final deverá ser definida quando o presidente voltar da Suíça). No front macroeconômico no Brasil tivemos pela manhã a divulgação do Boletim Focus e o grupo de economistas que mais acertam as previsões voltou a reduzir sua estimativa para a taxa básica de juros em 2019, para 6,75%. Na China foi reportado que o crescimento em 2018 desacelerou para a mínima de 28 anos e os índices de bolsas locais fecharam em alta com o mercado na expectativa de estímulos após desaceleração do PIB. Na Europa, a maioria das bolsas opera no campo negativo, com o DAX alemão e o CAC francês caindo respectivamente 0,54% e 0,10% e o FTSE de Londres opera ao redor da estabilidade (sobe 0,01%). Por lá, teremos depoimento no parlamento da primeira-ministra britânica, Theresa May, para discursar sobre os próximos passos do Brexit. Na agenda macroeconômica da semana teremos reuniões do Banco Central Japonês e do Banco Central Europeu além da leitura preliminar do PMI de Janeiro nos Estados Unidos, índice de atividade na Zona do Euro e IPCA-15 de Janeiro no Brasil. No front corporativo teremos na semana a divulgação dos balanços da IBM, Intel e Ford.

Empresas e Setores

  • Agronegócio: Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e pelo Ministério da Agricultura, as exportações do setor de agronegócio no Brasil encerraram o ano de 2018 com o recorde histórico de US$ 101,6 bilhões, resultado 5,9% acima do registrado em 2017.
  • Banco do Brasil (BBAS3): O Conselho de Administração do banco aprovou a cisão da participação na Cielo e posterior transferência para a BB Elo Cartões.
  • BB Seguridade (BBSE3): O Conselho de Administração da companhia elegeu Bernardo Rothe para o cargo de Diretor-Presidente da empresa.
  • Cemig (CMIG4): A companhia suspendeu o leilão de sua participação em cinco blocos para exploração de petróleo e gás para avaliar a proposta abaixo do preço mínimo proposto no edital apresentada pelo único credenciado.
  • Copel (CPLE6): A companhia anunciou que pretende definir ainda em 2019 modelo para a realização de desinvestimento de seus ativos em telecomunicações e distribuição de gás.
  • Estácio (ESTC3): O Conselho de Administração da companhia aprovou a emissão de debêntures no valor total de até R$ 600 milhões.
  • Localiza (RENT3): A companhia comunicou que realizará uma oferta de 46 milhões de novas ações ordinárias na Bolsa de Valores de São Paulo, com esforços de colocação no exterior.
  • Log Commercial Properties (LOGG3): A companhia anunciou a contratação do banco Credit Suisse para exercer a função de formador de mercado de suas ações ordinárias.
  • Oi (OIBR3): A companhia informou que o JPMorgan Chase reduziu para menos de 5,0% a participação no seu total de ações ordinárias.
  • PagSeguro: A companhia informou que que gestora Capital Research Global Investors atingiu participação equivalente a 16,2% no seu capital social.
  • Stone: A companhia encerrou o ano de 2018 com 267,9 mil clientes ativos, resultado 104,1% acima do registrado em 2017.
  • Taesa (TAEE11): A companhia recebeu do Ibama a Licença Prévia para a Empresa Sudeste de Transmissão de Energia (ESTE), localizada entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.