Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.141,00 +0,38% — Bovespa: 58.255 +0,66% — Petróleo WTI: 43,38 -1,09% — USD/BRL: 3.265,50 -0,59%
Os mercados financeiros globais operam com viés positivo nesta manhã de terça-feira, com os investidores concentrando suas expectativas em torno da decisão do Federal Reserve dos Estados Unidos sobre a política monetária do país, que será divulgada amanhã. Na Ásia, o índice de Shanghai encerrou o dia com leve queda de 0,09% e o Nikkei japonês fechou com perdas de 0,16%, após a volta do feriado local. Na Europa, o FTSE de Londres opera com ganhos de 0,78% e o DAX alemão avança 0,76% e nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma ligeira alta de 0,38% na abertura. No Brasil, o presidente Michel Temer discursa na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, palestra em evento na Argentina. No front corporativo o destaque fica por conta da divulgação do novo Plano de Negócios da Petrobras, que será apresentado em conferência na tarde de hoje e virá com uma visão mais consistente e alinhado à prioridade da atual gestão em reduzir o nível de endividamento da companhia. No cenário macroeconômico, a Fipe divulgou hoje pela manhã a inflação medida pelo IPC no estado de São Paulo, com leve desaceleração na segunda quadrissemana de Setembro, na comparação com a leitura anterior.
Economia
- Brasil: A Receita Federal divulgou que a carga tributária bruta do país no ano de 2015 atingiu 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB) no período, alta de 0,24 pontos percentuais na comparação com o registrado no ano de 2014.
- Brasil: O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do estado de São Paulo desacelerou a alta a 0,01% na segunda quadrissemana de Setembro, ante alta de 0,05% na primeira leitura do mês.
Agenda
- 11h00 – Brasil: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Setembro.
- 11h00 – Brasil: A FGV e o Conference Board divulgam os Indicadores de Ciclo da Economia Brasileira no mês de Agosto.
- 20h50 – Japão: Será divulgada a Balança Comercial do país no mês de Agosto.
Empresas e Setores
- Andrade Gutierrez: A Agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de longo prazo em moeda estrangeira da companhia de “B+” para “B-“, mantendo a perspectiva negativa.
- E-commerce: Segundo noticiário as compras realizadas no comércio eletrônico do país através de dispositivos móveis cresceram 70,0% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2015.
- Electrolux: A companhia comunicou que Ruy Hirschheimer pediu demissão do cargo de presidente para a América Latina da companhia, sendo substituído interinamente por Ricardo Cons.
- Itaú Unibanco (ITUB4): O banco informou que realizou a venda da totalidade de suas operações com seguro de vida em grupo para a subsidiária brasileira da Prudential.
- Petrobras (PETR4): A companhia informou que estima realizar investimentos de aproximadamente US$ 74,1 bilhões nos próximos 5 anos, uma queda de 25% na comparação com seu Plano de Negócios 2015-2019.
- Siderurgia: Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr) a produção do setor siderúrgico brasileiro no mês de Agosto deste ano somou 2,767 milhões de toneladas, queda de 1,1% ante o produzido em igual mês de 2015. As vendas da commodity no mercado interno somaram 1,48 milhão de toneladas no período, recuo de 36,0% na comparação anual.
- Siderurgia: Segundo noticiário a siderúrgica chinesa Baosteel irá adquirir a Wuhan Iron & Steel, em acordo que irá criar a segunda maior produtora de aço do mundo.
- Smiles (SMLE3): A companhia informou que seu Conselho de Administração elegeu Marcos Antônio Pinheiro Filho para o cargo de diretor financeiro da companhia.
- Vale (VALE5): A companhia informou que seu empreendimento de minério de ferro S11D ofertará 75 milhões de toneladas da commodity por ano, após o ano de 2020, ante projeção de 90 milhões anuais.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros