Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.264,00 +0,18% — Bovespa: 59.615 +0,88% — Petróleo WTI: 53,36 +0,57% — USD/BRL: 3.362,50 -0,32%

Os mercados financeiros externos operam com viés de alta nesta manhã de terça-feira. Na Ásia, o Nikkei japonês encerrou o dia com ganhos de 0,53% e o índice de Shanghai fechou com perdas de 0,49%, após o Banco Central do país anunciar medidas para impedir riscos financeiros e uma possível bolha de ativos na economia interna. Na Europa, os principais mercados locais operam em alta, apesar das notícias sobre os atentados terroristas ocorrido nas capitais alemã e turca na tarde de ontem. O FTSE de Londres avança 0,15% e o DAX alemão opera praticamente estável, com leve alta de 0,09%. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P aponta para uma abertura com uma valorização de 0,18%, em dia sem grandes movimentações na agenda de eventos do país. No cenário local, a proximidade das festas de final de ano e os atentados terroristas realizados ontem na Europa esvaziam o noticiário. Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, convocou para hoje uma reunião com lideranças partidárias a fim de viabilizar a votação do projeto de lei que trata da renegociação das dívidas dos Estados com a União. No front macroeconômico, a agenda de hoje contempla a divulgação de dados do setor externo pelo Banco Central e a arrecadação do Governo Federal no mês de Novembro.

Economia

  • Alemanha: A inflação ao produtor do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPP) registrou alta de 0,3% no mês de Novembro, na comparação com o registrado no mês anterior.
  • Estados Unidos: A atividade do setor empresarial no país, medida pelo Índice Gerente de Compras (PMI) Composto atingiu 53,7 pontos no mês de Novembro, ante 54,9 pontos no mês anterior.
  • Japão: O Banco Central do país (BoJ) manteve inalterada em -0,10% a taxa básica de juros da economia local.

Agenda

  • 14h30 – Brasil: A Receita Federal divulga a arrecadação do Governo no mês de Novembro.
  • 15h00 – Brasil: O Banco Central divulga a Nota do Setor Externo referente ao mês Novembro.

Empresas e Setores

  • Invepar (IVPR3): A companhia anunciou que o ex-ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, irá assumir a presidência do MetroRio, em substituição a Flávio Almada.
  • Latam: A companhia informou que estima obter uma margem operacional positiva entre 6% e 8% no próximo ano ante uma margem operacional entre 5,5% e 6,5% neste ano.
  • Petrobras (PETR4): Segundo noticiário a companhia iniciou ontem a produção de petróleo e gás natural no campo de Lapa, na região do pré-sal da Bacia de Santos.
  • Petróleo & Gás: Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) o consumo de gás natural no país no mês de Outubro deste ano apresentou uma queda de 14,2% ante o reportado em igual mês de 2015 e um crescimento de 3,3% frente o mês de Setembro deste ano.
  • Rumo (RUMO3): A companhia informou que prevê um crescimento de cerca de 31% em sua produção agrícola no próximo ano na comparação com o registrado em 2016.
  • Siderurgia: Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr) a produção do setor siderúrgico brasileiro no mês de Novembro deste ano somou 2,4 milhões de toneladas, resultado que representa uma queda de 4,8% ante o produzido em igual mês de 2015.
  • Vale (VALE5): A companhia anunciou que realizou a venda de ativos de sua unidade de fertilizantes para a norte-americana Mosaic por aproximadamente US$ 2,5 bilhões.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.