Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.258,00 +0,12% — Bovespa: 59.430 -0,05% —Petróleo WTI: 53,12 +0,32% — USD/BRL: 3.409,50 +0,11% 

Os mercados acionários globais operam sem tendência definida e sem grandes acontecimentos. Na Europa, o DAX alemão opera em alta de 0,11% e o FTSE de Londres sobe 0,33% e nos Estados Unidos o índice futuro S&P aponta para uma abertura em leve alta, subindo 0,12%. Por lá, hoje os investidores deverão concentrar as atenções ao discurso de Janet Yellen sobre o estado do mercado de trabalho americano, após o Fed aumentar na semana passada a taxa de juros local e sinalizar que novos aumentos poderão ocorrer. Na Ásia, os mercados chineses recuaram pressionados pelas blue-chips, uma vez que as expectativas de novo estímulo monetário diminuíram após Pequim prometer conter as bolhas de ativos no próximo ano mantendo a política monetária “prudente e neutra”. Os contratos futuros de minério de ferro na China caíram mais de 7% nesta segunda-feira, o índice de Xangai caiu 0,15% e o Nikkei japonês recuou 0,05%. No cenário local tivemos hoje pela manhã a divulgação do Boletim Focus, em que os destaques foram a redução na estimativa para o IPCA de 2016 e redução na estimativa do PIB de 2017 (mais detalhes abaixo).

 Economia

  • Brasil: O Banco Central divulgou o Boletim Focus, com redução nas expectativas para inflação em 2016 (de 6,52% na semana anterior para 6,49%), manutenção para o índice em 2017 (em 4,90%), manutenção na expectativa para a taxa Selic ao final de 2017 em 10,50%, manutenção na expectativa para o PIB em 2016 em -3,48% e redução na estimativa de 2017 (de 0,70% na semana passada para 0,50%).
  • Brasil: A inflação medida pelo IPC-Fipe acelerou a 0,35% na 2ª quadrissemana de Dezembro, de 0,18% na abertura do mês.

Agenda

  • 12h45 – Estados Unidos: Será divulgado o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor de Serviços no mês de Dezembro.
  • 13h30 – Estados Unidos: Discurso da Chair do federal Reserve, Janet Yellen.

Empresas e Setores

  • Cemig (CMIG3): Segundo noticiário a companhia anunciará a demissão de seu presidente e de seu diretor financeiro até quarta-feira.
  • Danone: A companhia francesa revisou para baixo a projeção de vendas para o ano de 2016 devido à piora no desempenho da marca Activia e a piora das condições de mercado na Espanha que pressionaram os resultados.
  • Lenovo: A companhia chinesa informou que cortou capacidade de produção em São Paulo e trocou a fábrica no interior do estado por um galpão com metade do tamanho.
  • Petrobras (PETR3): Segundo noticiário a delação da Odebrecht suspendeu as negociações das ações da companhia na Bolsa de Nova York.
  • São Martinho (SMTO3): A companhia divulgou que processou 19,3 mil toneladas de cana na safra de 2016/17.
  • Vale (VALE3): A mineradora anunciou a venda de ativos de fertilizantes para a Mosaic por aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, em negócio que também envolverá a aquisição de participação minoritária na companhia norte-americana.
  • Via Varejo (VVAR3): Segundo noticiário a companhia fechou acordos de exclusividade em seguros com a Zurich.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.