Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.350,50 -0,29% — Bovespa: 61.180 -10,01% — Petróleo WTI: 48,48 -1,20% — USD/BRL: 3.323,50 +5,62%

O Brasil foi surpreendido ontem no início da noite com uma notícia que pode causar uma reviravolta no cenário político e econômico do país. Os mercados já estavam fechados quando o jornal O Globo publicou uma matéria dizendo que o empresário Joesley Batista (JBS) havia entregado ao STF uma agravação em que Michel Temer dá aval para a compra do silêncio do deputado Eduardo Cunha. A gravação teria sido feita com autorização judicial. Ainda ontem, a Presidência da República soltou uma nota desmentindo o ocorrido e descartando qualquer participação nos crimes mencionados, incentivando inclusive a apuração irrestrita dos fatos e punição dos eventuais culpados. Hoje o dia amanhece tumultuado com a sociedade, agentes de mercado e autoridades à espera das gravações. Apesar das incertezas, o país mostrou em todo esse longo e doloroso processo da Lava Jato como suas instituições são sólidas, seguiram funcionando regularmente e foram determinantes para que o país não sucumbisse. Daqui em diante, caso se comprove de fato a participação direta do presidente nas denúncias, os caminhos podem ser desde uma renúncia de Michel Temer abrindo caminho para eleições indiretas ou mesmo eleições diretas caso o congresso assim decida, além do TSE que no início de junho vota o processo da cassação da chapa Dilma-Temer, podendo então acelerar e tornar menos doloroso uma eventual troca de governo. Em todos os casos, vemos uma sociedade hoje muito mais madura, a favor de reformas e consciente de que o papel do Estado não é esse que temos hoje.

Empresas e Setores

  • Cemig (CMIG3): Segundo noticiário a companhia negocia com investidores canadenses a possibilidade de formação de um consórcio para a disputa da concessão de quatro usinas hidrelétricas que serão relicitadas no segundo semestre deste ano.
  • Energia Elétrica: A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária das contas de eletricidade no país deverá permanecer na cor vermelha até o mês de Novembro.
  • Ford: Segundo noticiário a companhia pretende realizar o corte de 1,4 mil empregos assalariados na América do Norte e na Ásia, cerca de 10% de sua força total de trabalho, por meio de programa de aposentadoria voluntária antecipada e outros incentivos financeiros.
  • Indústria Química: Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) a importação brasileira de produtos químicos no primeiro quadrimestre deste ano totalizou 13,7 milhões de toneladas, alta de 27,0% na comparação com o reportado em igual intervalo de 2016. As exportações do setor no período avançaram 0,6% em igual base de comparação.
  • Indústria: Segundo dados divulgados pela Fiesp, a indústria paulista criou 8,5 mil postos de trabalho no mês de Abril, após ter realizada 9,5 mil contratações no mês de Março e contribuindo para uma alta de 0,97% no acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, ante o registrado em igual período de 2016.
  • Petrobras (PETR4): A companhia informou que sua produção total de petróleo e gás natural no mês de Abril atingiu 2,72 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed), alta de 1,0% ante a produção registrada em igual mês de 2016.
  • Petrobras (PETR4): O Ibama concedeu licença de operação para as atividades da plataforma P-66 da companhia, situada no campo de Lula Sul, no pré-sal da Bacia de Santos
  • Siderurgia: Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr) a produção brasileira de aço bruto no mês de Abril somou 2,89 milhões de toneladas, alta de 25,9% ante o produzido em igual mês de 2016. As vendas de aço no mercado interno somaram 1,20 milhões de toneladas no mês de Abril, 12,8% abaixo do registrado em igual mês do ano anterior.
  • Ultrapar (UGPA3): A companhia informou que o Cade estendeu por 60 dias o prazo da análise de sua operação de aquisição da Alesat Combustíveis.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.