Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.037,50 -0,29% — Bovespa: 50.880 -0,97% — Petróleo WTI: 48,23 -0,17% — USD/BRL: 3.551,00 +1,24%
Os mercados financeiros globais operam pessimistas nesta manhã de quarta-feira. Na Ásia, as bolsas fecharam em queda em meio a preocupação de um possível aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, com o índice japonês Nikkei encerrando em baixa de 0,05% e o índice de Shanghai cedendo 1,28%. Na Europa o DAX alemão opera em baixa de 0,23% e o FTSE de Londres sofre perdas de 0,60%. Nos Estados Unidos o futuro do S&P aponta para uma abertura em queda de 0,29%, em dia de divulgação da última reunião do FED. Na política, tivemos ontem as prévias eleitorais nos Estados do Oregon, com vitória de Bernie Sanders pelo partido Democrata e Donald Trump pelo partido Republicano. No Estado do Kentucky, Hillary Clinton venceu a prévia democrata. No Brasil, tivemos ontem a divulgação de parte da equipe econômica pelo novo ministro da Fazenda Henrique Meirelles, com boa aceitação pela maioria dos empresários e banqueiros do país. O mercado agora aguarda as primeiras divulgações relativas à política econômica. No front macroeconômico local hoje tivemos a divulgação do IGP-M, que acelerou na segunda prévia de Maio puxada pela alta dos preços no atacado e varejo.
Economia
- Brasil: A inflação medida pelo IGP-M acelerou alta a 0,68% na 2° prévia do mês de Maio, ante alta de 0,30% em igual período do mês anterior.
- Brasil: A Fipe divulgou que a inflação medida pelo IPC subiu 0,41% na 2° quadrissemana de maio, após alta de 0,38% na quadrissemana anterior.
Agenda
- 15h00 – Estados Unidos: O Federal Reserve divulga as atas da sua reunião de política monetária (FOMC).
Empresas e Setores
- Avianca Holdings: Segundo noticiário a companhia registrou lucro líquido de US$ 3,2 milhões no 1° trimestre deste ano, queda de 90,4% na comparação com o lucro reportado em igual período de 2015.
- Eletrobras (ELET3): Segundo noticiário a companhia não irá conseguir arquivar os formulários 20-F até hoje e como consequência, a NYSE deverá suspender a autorização para negociação dos ADS emitidos pela companhia.
- Imóveis: Segundo dados da Fipe as vendas de imóveis no país no mês de Março caíram 14,8% na comparação com igual mês de 2015. No acumulado do 1° trimestre as vendas de imóveis recuaram 16% na comparação anual.
- Siderurgia: Segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) as vendas de aços planos o país no mês de Abril recuaram 8,4% na comparação com o registrado em igual mês do ano anterior. Na comparação com o mês anterior, as vendas de aços planos apresentaram queda de 15,5%.
- Triunfo (TPIS3): A companhia divulgou que o tráfego nas rodovias sob sua administração recuou 2,6% no 1° trimestre deste ano ante o registrado em igual período de 2015.
- Usiminas (USIM5) e ArcelorMittal: Segundo noticiário as companhias estão informando distribuidores de aços planos sobre um novo reajuste de aproximadamente 10% nos preços dos produtos ofertados pelas companhias.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros