Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.052,50 -0,53% — Bovespa: 49.270 -0,89% — Petróleo WTI: 47,31 -1,46% — USD/BRL: 3.502,00 +0,35%
Os mercados financeiros globais operam em queda nessa manhã de quinta-feira, com o Brexit ameaçando os mercados pelo mundo. Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa e por lá o destaque ficou na manutenção das taxas de juros no Japão pelo Banco Central local. Na Europa, o DAX alemão cai 0,99% e o FTSE de Londres opera em baixa de 0,80%, em tom pessimista a espera do referendo na semana que vem para decidir sobre a permanência ou saída do Reino Unido na União Europeia. Nos Estados Unidos o índice futuro S&P aponta para abertura em baixa de 0,53%, após o Fed divulgar ontem uma ata adiando mais para o final do ano a esperada alta nos juros do país. Yellen em seu discurso ontem mencionou o risco Brexit e voltou a citar o último payroll com dados bastante fracos, sugerindo que ainda pode ser cedo para o Fed agir. O destaque no cenário local fica por conta das divulgações da delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, mencionando nomes de vinte políticos relevantes, inclusive o próprio Michel Temer. Machado citou políticos de diversos partidos, incluindo PMDB, DEM, PP, PSDB, PSB, PT e PcdoB e segundo ele, todos sabiam que o dinheiro era desviado de propinas da Transpetro. No front macro tivemos agora a divulgação da última ata da Copom, última escrita por Alexandre Tombini, com queda na projeção da inflação em 2017 para a meta de 4,5%.
Economia
- Brasil: A FGV divulgou que o IPC-S desacelerou alta a 0,45% na 2ª quadrissemana de Junho.
- Japão: O Banco Central japonês manteve sua taxa de juros em –0,1%, e cortou a projeção para inflação.
Agenda
- 11h00 – Estados Unidos: Será divulgado o índice de confiança das construtoras de Junho.
Empresas e Setores
- Bradesco (BBDC4): O banco divulgou que não pretende realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) da Livelo, empresa de programas de fidelidade controlada pelo banco em conjunto com o Banco do Brasil.
- Braskem (BRKM5): Segundo noticiário o conselho de administração da companhia aprovou a renovação de contratos de prestação de serviços com a Transpetro.
- Brookfield: Segundo noticiário a companhia adquiriu da construtora espanhola ACS fatia de 50% em três sociedades que possuem concessões de linhas de transmissão de energia elétrica no Brasil.
- Cielo (CIEL3): A companhia anunciou que o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) sofreu retração de 6,1% para o varejo em Maio em relação ao mesmo período de 2015.
- CPFL (CPFE3): O grupo de energia elétrica CPFL anunciou acordo para a aquisição da distribuidora gaúcha de eletricidade AES Sul por um valor total de cerca de 1,7 bilhão de reais.
- Kroton (KROT3) e Estácio (ESTC3): Segundo noticiário a OAB do Rio de Janeiro entrou com medida no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra uma possível fusão entre as companhias.
- Multiplan (MULT3): A companhia divulgou o lançamento da 9ª expansão do Ribeirão Shopping com um centro médico integrado ao shopping Center. A inauguração está prevista para o 2º trimestre de 2017 e o projeto terá um investimento de aproximadamente R$ 23,6 milhões na 1ª fase.
- Oi (OIBR3): A companhia informou que a gestora de recursos Bridge alcançou participação de 5,92% do capital da companhia.
- Petrobras (PETR4): Segundo noticiário a companhia iniciou processo competitivo para a venda da Liquigás Distribuidora, que tem 23% de participação no mercado de engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP).
- Usiminas (USIM5): A companhia divulgou que fechou acordo com bancos brasileiros, BNDES e debenturistas para a obtenção de prazo de 10 anos, incluindo 3 anos de carência, para realizar o pagamento de cerca de 75% de suas dívidas.
- Usiminas (USIM5): Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista a companhia irá demitir mais de 500 funcionários na usina de Cubatão, em São Paulo.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros