Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.908,75 +0,12% — Bovespa: 75.035 +0,35% — Petróleo WTI: 68,89 +0,44% — USD/BRL: 4.205,50 -0,20%

Os mercados acionários globais operam com tom positivo nessa sexta-feira. No cenário externo, os destaques são os indicadores de confiança do consumidor na economia norte-americana e a guerra comercial entre Estados Unidos e China. O presidente Donald Trump voltou a causar atritos com a China ao dizer que os Estados Unidos não estavam pressionados para fazer um acordo, mas que os chineses sim. Pequim respondeu rapidamente dizendo que o governo de Trump não deveria se enganar ao considerar que a China se renderia às demandas norte-americanas. Nesse momento, o futuro do índice S&P opera com alta de 0,12% e na Europa, o DAX alemão tem valorização de 0,36%, o FTSE inglês avança 0,21% e o CAC francês tem ganhos de 0,34%. Na Ásia, o índice de Shanghai fechou caindo 0,18% e o Nikkei terminou o dia com valorização de 1,19%. No Brasil, a segunda cirurgia de emergência de Bolsonaro causou inquietação nos mercados pela possibilidade de impasses jurídicos em caso de morte do candidato. Especialistas de correntes jurídicas diferentes concordam que existem buracos negros na legislação e que em situações extremas o STF e TSE poderiam ter um papel decisivo. Segundo o médico responsável pela cirurgia, o quadro de saúde de Jair Bolsonaro é delicado, mas o prognóstico para sua recuperação é favorável. Segundo Flávio Bolsonaro, filho do candidato, o presidenciável não fará mais campanha de rua até o primeiro turno e é provável que também não participe de eventos no segundo turno.

Empresas e Setores

  • Brasil Pharma (PBHA3): A companhia comunicou que a CVM autorizou a realização da Oferta Pública de Aquisição (OPA) de ações, com a finalidade da saída da empresa do segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.
  • Copel (CPLE6): A companhia comunicou que pretende inaugurar no mês de Novembro um novo centro de operações de energia no Estado do Paraná, demandando investimentos de cerca de R$ 60 milhões.
  • Energisa (ENGI11): A companhia comunicou que sua subsidiária Energisa Goiás Transmissora de Energia obteve da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás a Licença de Instalação para construção do empreendimento do lote 3, adquirido no Leilão de Transmissão realizado em Abril de 2017.
  • Eztec (EZTC3): A companhia anunciou o lançamento do empreendimento Vértiz Clube Home Tatuapé, situado na Zona Leste de São Paulo e com Valor Geral de Vendas de R$ 106,1 milhões.
  • Fibria (FIBR3) & Suzano (SUZB3): Os acionistas das companhias aprovaram em assembleias gerais extraordinárias a proposta de fusão entre as empresas, anunciada em Março deste ano.
  • Marfrig (MRFG3): A companhia comunicou que seu Conselho de Administração aprovou a utilização de reserva de capital disponível para a aquisição de até 12 milhões ações ordinárias, para permanência em tesouraria, cancelamento ou posterior alienação.
  • Serviços: Segundo dados divulgados pelo IBGE o volume do setor de serviços do Brasil no mês de Julho recuou 2,2% em relação ao mês de Junho e 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2017, no pior resultado para o mês na série iniciada em 2011.
  • Tivit: Segundo noticiário a companhia realizou a contratação dos bancos BTG Pactual, Itaú Unibanco, Bradesco e JP Morgan para prestar o serviço de coordenação de uma Oferta Pública Inicial de Ações (IPO).
  • Varejo: Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) as vendas no varejo ampliado em 2018 deverão registrar alta de 4,3% na comparação com o ano de 2017.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.