Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.431,75 +0,22% — Bovespa: 61.850 +0,24% — Petróleo WTI: 45,78 -0,65% — USD/BRL: 3.326,50 -0,15%
O noticiário local segue em torno da crise política e da situação instável do presidente Temer, que vem tendo “sucesso” em se manter no cargo. Após a vitória no TSE, ontem o PSDB divulgou que se mantém no bloco do governo. Em meio a divergências entre a ala jovem e os mais experientes do PSDB, o partido decidiu ontem pela manutenção do apoio ao governo. A tese é de que o momento não é adequado para deixar a base governista. Para hoje, teremos a leitura no Senado da reforma trabalhista na comissão de assuntos sociais e no front macro tivemos a divulgação de vendas no varejo de Abril melhores que o esperado, com alta de 1,9% na comparação anual. Nos Estados Unidos, tem início a reunião de política monetária do Fed e a perspectiva é de aumento na taxa de juros (economistas veem que o banco deve elevar sua taxa referencial para uma meta de 1,00% a 1,25%). Por lá, o índice futuro S&P aponta para abertura em alta de 0,22%. Na Europa, as bolsas operam no campo positivo após bons indicadores econômicos divulgados no Reino Unido e Alemanha (DAX sobe 0,43% e CAC sobe 0,36%).
Empresas e Setores
- Azul (AZUL4): A companhia divulgou que sua demanda total por voos domésticos no mês de Maio reportou alta de 14,3% ante o registrado em igual mês de 2016. Na mesma base de comparação, a oferta total de voos da companhia avançou 15,1% no período, enquanto a taxa de ocupação de seus voos cedeu 0,5 ponto percentual, atingindo 78%.
- Calçados: A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) informou que o volume de calçados exportados pelo Brasil no mês de Maio cresceu 13,6% na comparação com o registrado em igual mês de 2016. Em receita, as exportações do setor calçadista brasileiro no período avançaram 44% na comparação anual.
- Cedae: Segundo noticiário o Estado do Rio de Janeiro e o BNDES firmaram um acordo de cooperação técnica para o planejamento e estruturação do projeto de desestatização da companhia.
- Construção Civil: Segundo dados preliminares divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), as vendas do produto no Brasil no mês de Maio somaram 4,5 milhões de toneladas, queda de 5,5% ante o registrado em igual mês de 2016, acumulando uma retração de 8,9% nos primeiros cinco meses deste ano, na base de comparação anual.
- Eldorado Brasil: Segundo noticiário as produtoras de celulose Arauco, Suzano e Fibria estudam a realização de uma oferta para a possível compra da companhia.
- Indústria: Segundo dados disponibilizados pelo Ipea, o Consumo Aparente do setor industrial brasileiro no mês de Abril aumentou 0,5% ante o registrado no mês anterior, acumulando uma retração de 4,2% nos últimos doze meses.
- Itaú Unibanco (ITUB4): O banco anunciou o cancelamento de seu Programa de Emissão de Certificados de Depósitos Argentinos (Cedear), mantido pela sua subsidiária Itaú Argentina e que era representado por ações preferenciais do banco.
- Statoil: A companhia anunciou que planeja mais do que triplicar sua produção no Brasil, buscando se tornar operadora de toda a descoberta do campo de Carcará, na Bacia de Santos.
- Tim (TIMP3): A companhia anunciou que realizará o pagamento aos seus acionistas de dividendos referentes ao exercício de 2016, no montante total de total de R$ 148 milhões, representando um valor por ação de R$ 0,06.
- Usiminas (USIM5): A companhia informou que sua controlada Mineração Usiminas (Musa) irá retomar a produção em duas de suas instalações de tratamento de minério localizada em Itatiaiuçu, no Estado de Minas Gerais.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros
Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.