Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.264,75 -0,25% — Bovespa: 65.075 +3,05% — Petróleo WTI: 53,83 +1,11% — USD/BRL: 3.183,50 -1,13%
Os mercados acionários externos operam em campo negativo nesta manhã de quinta-feira, em meio à repercussão do discurso realizado ontem pelo presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump. Na Ásia, o índice de Shanghai fechou com perdas de 0,55% e o Nikkei japonês encerrou o dia com uma desvalorização de 1,19%, impactado pela alta na cotação do Iene frente ao Dólar. Na Europa, o DAX alemão recua 0,39% e o FTSE londrino opera com leve queda de 0,04%, em dia em que o Banco Central Europeu divulgará a ata de sua última reunião de política monetária. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P aponta para uma abertura com uma desvalorização de 0,25%, em dia em que serão conhecidos os pedidos de auxílios-desempregos semanais do país (Jobless Claims) e com a agenda de eventos do país marcada por uma série de pronunciamentos dos membros do Federal Reserve, dentre os quais, o discurso de sua chairman Janet Yellen. No Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) surpreendeu o mercado local ao anunciar na noite de ontem uma redução de 0,75 pontos percentuais na taxa básica de juros do país, o maior corte promovido pelo órgão desde Abril de 2012. A decisão, em caráter unânime, levou a Selic a 13,0% ao ano intensifica o ritmo de flexibilização das condições monetárias iniciada em Outubro e foi respaldada, segundo comunicado, no reconhecimento de que o desempenho da atividade econômica se encontra aquém do esperado e na consolidação o processo de desinflação da economia do país.
Economia
- Brasil: Segundo dados divulgados pelo IBGE o volume do setor de serviços do país no mês de Novembro de 2016 subiu 0,1% com relação ao reportado no mês de Outubro e recuou 4,6% ante o registrado em igual mês de 2015.
- Zona do Euro: A produção industrial da região no mês de Dezembro avançou 1,5% ante o registrado no mês anterior, acima do esperado pelo mercado.
- Alemanha: Segundo dados preliminares o PIB do país avançou 1,9% no ano de 2016, no maior crescimento desde 2001 e após ter registrado um crescimento de 1,7% no ano anterior.
Agenda
- 11h30 – Estados Unidos: Serão divulgados os pedidos iniciais de auxílio-desemprego (Jobless Claims) semanal.
- 17h00 – Estados Unidos: Será divulgado o Balanço Orçamentário Federal no mês de Dezembro.
- 12h00 – Estados Unidos: A presidente do FED, Janet Yellen, discursa.
Empresas e Setores
- BR Malls (BRML3): A companhia anunciou que Carlos Medeiros Silva renunciou ao cargo de Diretor Executivo da companhia.
- Fibria (FIBR3): A companhia anunciou que sua subsidiária Fibria Overseas Finance precificou a emissão de títulos de dívida no mercado externo no valor de US$ 700 milhões.
- Grupo PSA: A companhia, dona das marcas Peugeot e Citroen, informou que suas vendas globais em 2016 somaram 3,1 milhões de veículos, alta de 5,8% na comparação anual.
- JBS (JBSS3): Segundo noticiário a companhia negocia a exclusividade no fornecimento de hambúrgueres para a rede McDonald’s no Brasil.
- OGpar (OGXP3): Segundo noticiário a companhia fechou acordo com a para que seus credores convertam R$ 2,4 bilhões de dívidas da companhia em capital da OGX Petróleo e Gás.
- Renova Energia (RNEW11): Segundo noticiário a companhia negocia com a AES Tietê um acordo de exclusividade para a venda do complexo eólico Alto Sertão II, localizado no estado da Bahia.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros
Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.