Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.548,75 +0,15% — Bovespa: 75.940 -0,28% — Petróleo WTI: 49,23 -0,12% — USD/BRL: 3.181,00 +0,48%

O tom dos mercados nessa segunda-feira é de neutralidade. Na China, depois de uma semana fechada as bolsas voltam a funcionar com o índice de Shanghai terminando o dia com alta de 0,76% acompanhando o Nikkei japonês que também encerrou o dia com valorização de 0,30%. Nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P mostra elevação de 0,15%, mas como hoje é Columbus Day e os bancos não funcionam, a liquidez deve ficar comprometida. Na Europa, o DAX alemão opera perto da estabilidade, o FTSE inglês tem queda de 0,26% e o CAC francês opera com ligeira baixa de 0,05%. Essa semana terá o início da temporada de balanços nos Estados Unidos, com o setor bancário abrindo os caminhos dos números do terceiro trimestre do ano: Citi, JPMorgan, Bank of America e Blackrock são algumas das instituições que divulgarão seus resultados. No Brasil, está marcado para amanhã, na CCJ da Câmara, a leitura do parecer do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG) sobre a segunda denúncia contra Temer e os ministros Padilha e Moreira Franco. Ainda no front político, o conflito entre o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e o vice-presidente do PSDB Alberto Goldman ganhou as páginas de jornal. Acusações e uma discussão acalorada por meio de redes sociais e da imprensa, escancara de vez o buraco em que o PSDB se encontra a praticamente um ano das eleições de 2018. Para piorar a situação de Doria, no Domingo foi divulgado uma nova pesquisa do Datafolha mostrando que a aprovação do prefeito havia recuado de 41% em Junho para 32% de agora e que 45% dos paulistanos votariam em Alckmin para Presidente contra 31% a favor de Doria.

Empresas e Setores

  • BRF (BRFS3): A companhia comunicou que Elcio Mitsuhiro Ito assumirá o cargo de Diretor Vice-Presidente de Planejamento Integrado e Supply da empresa a partir de Janeiro de 2018, em substituição a Leonardo Almeida Byrro.
  • Construção Civil: O IBGE informou que o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) no mês de Setembro avançou 0,27% frente o registrado o mês de Agosto, acumulando uma alta de 2,98% em 2017 e de 4,25% nos últimos 12 meses.
  • Copel (CPLE6): A companhia adiou para o mês de Junho de 2018 a estimativa de início das operações comerciais do Complexo Eólico Cutia, ante uma previsão inicial de início das operações neste mês.
  • Glencore: A companhia anunciou que adquiriu uma fatia de 75% da unidade sul-africana da Chevron e 100% da Chevron Botsuana por um valor total de US$ 973 milhões.
  • Habib’s: A rede de fast food inaugurou em São Paulo a primeira unidade do Posto H, resultado de um investimento de R$ 2,5 milhões.
  • Neoenergia (NEOE3): Segundo noticiário a companhia decidiu adiar sua Oferta Inicial de Ações (IPO).
  • Petrobras (PETR4): O Conselho de Administração da companhia convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) visando a aprovação da incorporação, e consequente extinção, da Downstream Participações.
  • Rumo (RAIL3): A companhia comunicou que a agência S&P revisou a perspectiva de seus ratings em escala global e nacional de negativa para estável. A companhia comunicou também que a gestora BlackRock reduziu para 4,48% a participação no seu total de ações ordinárias.
  • Sabesp (SBSP3): A Arsesp autorizou um reajuste de 7,88% nas tarifas cobradas pela companhia.
  • Telecomunicações: Segundo dados divulgados pela Anatel o serviço de banda larga no Brasil totalizou 27,9 milhões de assinantes no mês de Agosto, alta de 0,1% ante o registrado no mês de Julho e de 5,5% frente ao mesmo mês de 2016.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.