Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.108,750 -0,44% — Bovespa: 51.420 -0,55% — Petróleo WTI: 50,62 -1,19% — USD/BRL: 3.395,00 +0,26%
Os mercados financeiros globais operam em tom pessimista na manhã desta quinta-feira. Na Ásia, as bolsas na China estão fechadas devido a feriado local e por lá foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) no país, com alta de 2,0% e abaixo da expectativa do mercado e no Japão o índice Nikkei encerrou o dia com perdas de 0,97%. Na Europa, o DAX alemão opera com queda de 1,33% e o FTSE de Londres cede 0,85% e nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura em baixa de 0,44%. Agora pela manhã foram divulgados dados de emprego, com os pedidos de auxílio desemprego (Initial Jobless Claims) atingindo 264 mil na última semana, melhor que o estimado e abaixo da última leitura. No cenário local, o destaque da agenda política de hoje é o julgamento marcado no TSE de recursos do presidente interino Michel Temer para a separação de suas contas das apresentadas pela presidente afastada na campanha eleitoral de 2014, demonstrando preocupação por parte do presidente interino em não ter o seu mandato cassado. No front macroeconômico tivemos na noite de ontem a divulgação pelo Banco Central da decisão de manter em 14,25% a taxa básica de juros do país, em decisão unânime e alinhada com as expectativas do mercado. Hoje pela manhã tivemos a divulgação pela FGV da inflação medida pelo índice IGP-M, que acelerou a alta a 1,12% na primeira prévia do mês de Junho, acima do apurado em Maio. Ontem o índice Ibovespa ultrapassou os 51 mil pontos, após dados positivos da balança comercial chinesa, com aumento no volume negociado e forte valorização dos ativos ligados à commodities (Petrobras subiu acima de 8%). O Real também se valorizou, e o dólar chegou a ser cotado a R$ 3,369 após seis pregões de queda.
Economia
- Brasil: Segundo dados divulgados pelo IBGE a produção industrial no país no mês de Abril apresentou alta de 0,1% ante o mês anterior.
- Brasil: A FGV divulgou que a inflação medida pelo IGP-M acelerou a alta a 1,12% na primeira prévia de Junho ante alta de 0,59% no mês anterior.
Agenda
- 11h00 – Estados Unidos: Serão divulgados os estoques do atacado do mês de Abril.
Empresas e Setores
- Alimentos: Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic) as exportações brasileiras de carne bovina in natura e processada somaram 126,3 mil toneladas no mês de Maio, alta de 14,5% na comparação com a receita obtida em igual mês de 2015. No acumulado dos 5 primeiros meses do ano, o volume exportado pelo país cresceu 12,3% na comparação anual.
- América Móvil: Segundo noticiário a companhia poderá realizar o corte de cerca de 10% a 20% em seu investimento previsto para este ano no Brasil, caso não haja uma melhora no quadro econômico do país.
- Bradesco (BBDC4) e HSBC: O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade a aquisição das operações do HSBC no Brasil pelo Bradesco, mediante condições acordadas previamente entre os bancos.
- Marfrig (MFRG3): A companhia informou que realizou a recompra de cerca de US$ 600 milhões em títulos norte-americanos com vencimento entre este ano e o ano de 2020.
- Marisa (AMAR3): A companhia divulgou que Marcio Luiz Goldfarb renunciou ao cargo de presidente da companhia, sendo substituído por Marcelo Araújo (ex-presidente do Grupo Libra). Marcio Goldfarb passará a ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração.
- Materiais de Construção: Segundo dados da Abramat as vendas de materiais de construção no país no mês de Maio deste ano recuaram 8,4% na comparação com igual mês do ao anterior.
- Petrobras (PETR4): A companhia divulgou que sua produção total de petróleo e gás natural no mês de Maio somou 2,83 milhões de barris por dia, alta de 2,0% na comparação com igual mês de 2015. Na comparação com o mês anterior, a produção total da companhia no mês de Maio apresentou um crescimento de 5%.
- Queiroz Galvão E&P (QGEP3): A companhia informou que Sérgio Michelucci Rodrigues irá deixar o cargo de diretor de exploração da companhia.
- Siderurgia: Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr) o consumo aparente do setor siderúrgico brasileiro no acumulado dos cinco primeiros meses do ano recuou 35,4% ante igual período de 2015. O Instituto também reduziu sua previsão de produção no setor siderúrgico do país neste ano para um recuo de 6,8% ante estimativa inicial de queda de 1%.
- Vale (VALE5): A companhia divulgou que o Governo de Moçambique aprovou os termos de processo para o financiamento de um projeto para a criação de um corredor logístico em Nacala, cidade portuária do país africano.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros