Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.619,75 +0,54% — Bovespa: 85.170 +0,28% — Petróleo WTI: 62,77 +1,14% — USD/BRL: 3.377,50 +0,10%

O tom dos mercados nessa segunda-feira é positivo. No quadro externo, os temores de guerra comercial entre Estados Unidos e China arrefecem e Donald Trump se envolve em um novo conflito geopolítico após o ataque químico na Síria. O presidente dos Estados Unidos disse que a Síria e seus apoiadores, Rússia e Irã, vão “pagar caro” pelo ocorrido. Nesse momento, o futuro do índice S&P mostra ganhos de 0,54% e na Europa, o DAX alemão sobe 0,13%, o FTSE inglês perde 0,25% e o CAC francês opera estável. Na Ásia, o índice de Shanghai fechou com valorização de 0,23% e o Nikkei terminou o dia subindo 0,51%. No Brasil, a prisão do ex-presidente Lula é destaque absoluto em todos os meios de comunicação. Nessa próxima quarta-feira, o ministro do STF Marco Aurélio Mello deve levar à corte um pedido feito pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) para suspender a execução da pena de condenados em segunda instância. No entanto, as chances de a liminar ser aprovada são baixas, pois a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, pautou na mesma sessão dois habeas corpus (Maluf e Palocci), que tem prioridade na análise do plenário. Outra dificuldade enfrentada pela liminar do PEN é que provavelmente deve ser submetido ao plenário, primeiramente, a decisão da corte de apreciar ou não a questão. Na corrida presidencial, não existe consenso entre os analistas políticos. De um lado, existem os que pensam que a prisão do ex-presidente abre uma oportunidade de aproveitar o momento e clamor dos simpatizantes do PT para que Lula já indique um substituto e quem sabe até tente reagrupar a esquerda. Por outro lado, outros analistas acreditam que o PT tenha grande dificuldade de se organizar no curto prazo dado que seu grande “centro” saiu de cena, terá dificuldades de participar dos debates e articulações políticas pela restrição da comunicação, além de não contar com um nome óbvio de destaque do próprio PT que poderia ser um candidato natural. Se a tendência atual prosseguir, provavelmente teremos uma eleição com ambos os eixos (esquerda e centro) fragmentados.

Empresas e Setores

  • AES Eletropaulo (ELPL4): A companhia comunicou que a gestora GWI Asset Management reduziu para 1,84% a participação no seu total de ações ordinárias.
  • EcoRodovias (ECOR3): A companhia informou que Nicolò Caffo assumiu o cargo de Diretor Executivo de Negócios Rodoviários da empresa.
  • Isa Cteep (TRPL4): A companhia fechou contrato com a Cymi Construções e Participações para aquisição de 50% do capital social da IESUL por R$ 20 milhões, passando a deter 100% de participação na companhia.
  • Marfrig (MRFG3): A companhia anunciou a aquisição de 51% das ações da National Beef, quarta maior processadora de carnes bovina dos Estados Unidos, por US$ 969 milhões.
  • Sanepar (SAPR4): A companhia comunicou que Mounir Chaowiche renunciou ao cargo de Diretor Presidente, sendo substituído interinamente por Luciano Valério Machado.
  • Taesa (TAEE11): A companhia informou que a gestora Western Asset Company atingiu participação de 8,07% no seu total de ações preferenciais.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.