Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.237,25 +0,02% — Bovespa: 62.005 +0,59% — Petróleo WTI: 50,20 +0,86% — USD/BRL: 3.412,50 +0,14%
Os mercados acionários globais operam em alta nesta manhã de quinta-feira. Na Ásia, o índice de Shanghai fechou em que de 0,25% e o Nikkei japonês encerrou o dia no seu nível mais alto neste ano, com ganhos de 1,45%. Na Europa, o DAX alemão avança 0,34% e o FTSE londrino opera com leve alta de 0,12%, com os investidores voltando suas atenções para a divulgação da decisão do Banco Central Europeu sobre a taxa de juros da região. Ontem o Parlamento britânico aprovou o cronograma da primeira-ministra Theresa May para a concretização do Brexit, que deverá ter início até o final do mês de Março de 2017. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P aponta para uma abertura estável, com ganhos de 0,02%, em dia que serão divulgados os pedidos semanais de auxílio-desemprego no país. No cenário local, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou ontem pela permanência de Renan Calheiros na presidência do Senado, ficando, porém, impossibilitado de assumir interinamente a Presidência da República em caso de viagem do presidente Michel Temer. O resultado do julgamento ocorreu após ação de Michel Temer e de líderes do PSDB, para quem a retirada de Renan da presidência do Senado agravaria a instabilidade política do país e as votações no Congresso. Na Câmara dos Deputados, é esperado para hoje o início das discussões acerca do projeto que institui um novo Código Comercial para o país. No cenário macroeconômico a FGV divulgou a primeira leitura do IPC-S para o mês de Dezembro, com desaceleração da alta ante a leitura anterior.
Economia
- Japão: o PIB do país no terceiro trimestre deste ano foi revisado para um crescimento de 1,3% na base de comparação anual, ante um crescimento de 2,2% divulgado anteriormente.
- Brasil: Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o IC-Br, indicador que mensura o preço das commodities em Reais, apresentou alta de 6,22% no mês de Novembro, na comparação mensal, após ter registrado alta de 0,05% no mês de Outubro.
- Brasil: A inflação medida pelo IPC-S subiu 0,15% na primeira quadrissemana do mês de Dezembro, ante alta de 0,17% na quadrissemana anterior.
Agenda
- 10h45 – Zona do Euro: O Banco Central Europeu divulga sua decisão sobre a taxa de juros da região.
- 11h30 – Estados Unidos: Serão divulgados os pedidos iniciais de auxílio-desemprego (Jobless Claims).
- 23h30 – China: Serão divulgados os Índices de Inflação ao Consumidor (CPI) e ao Produtor (PPI) no mês de Novembro.
Empresas e Setores
- Alpargatas (ALPA3): A companhia informou que pretende acelerar o crescimento de seus negócios no exterior em 2017, com a abertura de lojas da Havaianas e da Osklen, além da instalação de operação própria, em 7 países localizados na América Latina e na Ásia.
- Azul: Segundo noticiário a gestora Gávea Investimentos negocia a venda de sua participação na companhia.
- Cetip (CTIP3): A companhia divulgou que a gestora JGP passou a deter 4,96% do Capital Social total da companhia, após operação de alienação de 13,03 milhões de ações ordinárias.
- Multiplan (MULT3): A companhia informou que conclui sua operação de aquisição de fatia de 4,5% no Barra Shopping, no estado do Rio de Janeiro, por R$ 143,9 milhões.
- Petrobras (PETR4): O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma medida cautelar que proíbe a companhia de assinar novos contratos de venda de ativos e de iniciar novos processos de alienação.
- Tecnisa (TCSA3): A companhia informou que a gestora Dynamo atingiu participação acionária correspondente a 5,58% do total de ações de ações ordinárias emitidas pela companhia.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros
Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.