Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.669,38 +1,11% | Bovespa: 76.480 +0,11% | Petróleo WTI: 23,86 +0,97% | USD/BRL: 5.244,00 +0,23%
Os mercados financeiros globais operam sem tendência definida nesta manhã de quarta-feira. Na Ásia, o índice japonês Nikkei fechou o dia em alta de 2,13% e na China os índices recuaram (índice de Shanghai em queda de 0,19%) depois que o número de novas infecções pelo novo coronavírus dobrou na China continental, destacando os contínuos riscos apresentados pela pandemia. Na Europa as bolsas operam no vermelho, com o DAX alemão, o CAC francês e o índice FTSE de Londres em queda de respectivamente 0,39%, 0,77% e 0,75%. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump prometeu novas medidas para os efeitos da Covid-19 e assumiu discurso mais otimista, dizendo que o “contágio parece estar chegando ao pico em Nova York, mesmo com números ainda alarmantes. Na agenda do dia, temos os estoques de petróleo semanais, evento com o presidente do Fed e a ata da última reunião de política monetária do Banco Central. O índice futuro do país, S&P aponta para abertura em alta de 1,11%. No Brasil começa a subir o número de mortes pelo Covid-19, com 114 mortes registradas apenas ontem, e os conflitos políticos sobre a gestão da crise seguem no radar. As tensões começam já pela manhã com uma reunião entre o presidente Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do Palácio do Planalto..
Empresas e Setores
- Azul (AZUL4): A companhia comunicou que a taxa de ocupação das aeronaves no mês de março atingiu 73,5%, ante 80,5% registrada no mesmo mês um ano antes.
- Banco Inter (BIDI11): O banco encerrou o primeiro trimestre deste ano com 4,9 milhões de correntistas e 2,7 milhões de clientes ativos, respectivos crescimentos de 155% e de 147% frente ao mesmo trimestre de 2019.
- Comgás (CGAS5): O Conselho de Administração da companhia aprovou uma nova emissão de notas promissórias no valor total de R$ 500 milhões e suspendeu suas projeções financeiras para 2020.
- Energia Elétrica: A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o repasse a distribuidoras de eletricidade de R$ 1,4 bilhão em recursos de um fundo de reserva para alívio de encargos, visando reforçar a liquidez do setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.
- Exxon Mobil: A companhia informou que irá recuar nos planos para acelerar investimentos em “shale”, gás natural liquefeito (GNL) e produção de petróleo em águas profundas, ao anunciar um corte de 30% dos aportes previstos para este ano por impactos do coronavírus sobre a demanda por energia e os preços do petróleo.
- Gol (GOLL4): A companhia suspendeu suas projeções para 2020 e 2021, citando a contínua incerteza sobre o impacto e duração da pandemia da Covid-19.
- Magazine Luiza (MGLU3): A companhia adiou divulgação do balanço do primeiro trimestre devido à pandemia do novo coronavírus e reduziu em 80%, por três meses, salários de CEO e vice-presidente de operações. A remuneração de 12 executivos e conselheiros terá redução de 50%.
- Petrobras (PETR4): A agência de classificação de risco S&P manteve o rating da companhia em “BB-“, alterando a perspectiva da nota de positiva para estável. O Conselho de Administração aprovou a criação de um Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), voltado aos empregados aposentáveis com vigência até dezembro de 2023.
- Varejo: Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, a atividade do comércio brasileiro no mês de março recuou 16,2% frente à leitura do mês anterior, a maior queda no comparativo mensal da série histórica, iniciada em 2000.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.