Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.156,00 -0,02% — Bovespa: 60.970 +0,51% — Petróleo WTI: 50,37 -0,14% — USD/BRL: 3.230,00 -0,53%

Os mercados acionários externos encerram a semana com viés pessimista, em dia em que as atenções dos investidores estarão voltadas à divulgação dos dados de Setembro do mercado de trabalho norte-americano. Na Ásia, os mercados na China permanecem fechados em função do feriado de Golden Week e no Japão, o índice Nikkei encerrou o dia com perdas de 0,23%. Na Europa, o DAX alemão cede 0,31% e o FTSE de Londres avança 0,97%. Nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura com leve queda de 0,02% em dia em foram divulgados dados pessimistas sobre criação de vagas não agrícolas no país (Nonfarm-Payroll) no mês de Setembro. No Brasil, a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou ontem a PEC que institui um teto de gastos para o Governo Federal, principal aposta do presidente Michel Temer para lidar com a crise econômica do país. O texto segue agora para votação no plenário e se aprovada, precisará passar pelo Senado antes da sanção da presidência. Ainda em Brasília, a Polícia Federal decidiu abrir inquérito para investigar supostos pagamentos de propina em contratos da Petrobras durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e o ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato no Supremo, incluiu o ex-presidente Lula e o atual presidente do Senado, Renan Calheiros, no inquérito que apura a relação de políticos com o suposto esquema de corrupção na Petrobras. No cenário macroeconômico, foram divulgados hoje pela manhã os dados de inflação medidos pelo IPCA e IGP-DI no mês de Setembro, com desaceleração em ambos os indicadores frente as leituras do mês de Agosto (mais detalhes abaixo).

Economia

  • Brasil: Segundo dados divulgados pela FGV, a inflação medida pelo IGP-DI desacelerou a alta a 0,03% no mês de Setembro, após ter registrado alta de 0,43% no mês de Agosto, com destaque para a queda nos preços dos produtos agropecuários e ao consumidor.
  • Brasil: A inflação do país, medida pelo IPCA, desacelerou a alta a 0,08% no mês de Setembro, ante alta de 0,44% registrado no mês anterior, atingindo o menor nível para o indicador em pouco mais de dois anos e com destaque para a queda nos preços dos alimentos.
  • Estados Unidos: A folha de pagamentos não agrícola do país (Nonfarm-Payroll) indicou uma adição de 156 mil trabalhadores ao mercado de trabalho local no mês de Setembro, abaixo das estimativas realizadas pelos analistas, de que seriam criados 175 mil novas vagas de trabalho no mês.

Agenda

  • 11h00 – Brasil: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) de Setembro.
  • 11h00 – Estados Unidos: Serão divulgados os estoques das empresas no atacado no mês de Agosto.

Empresas e Setores

  • Berkshire Hathaway: Segundo noticiário a fabricante de chocolate Mars irá adquirir os 19,38% de participação no Capital Social da Wrigley pertencente à Berkshire.
  • BM&F Bovespa (BVMF3): A companhia informou que a americana CME Group, operadora da Bolsa de Chicago, para 2,4% reduziu sua participação na companhia.
  • BRF (BRFS3): A agência de classificação de risco Fitch manteve o rating de escala global da companhia em “BBB”.
  • Ecorodovias (ECOR3): A companhia divulgou que conclui a venda da Elog Sul por R$ 115 milhões.
  • Latam Airlines: A companhia informou que pretende colocar títulos no mercado internacional para refinanciar a dívida emitida pela TAM, sua antiga unidade brasileira.
  • Triunfo (TPIS3): A companhia informou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a redução de 1,59% nas tarifas de pedágio nas praças do trecho rodoviário sob administração de sua subsidiária Concer e um aumento de 72,09% na tarifa básica de pedágio da sua controlada Transbrasiliana.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

 

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.