Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.766,75 -0,17% | Bovespa: 94.390 -0,28% | Petróleo WTI: 56,87 +1,16% | USD/BRL: 3.829,50 -0,42%

Os mercados financeiros globais operam majoritariamente em queda nessa manhã de quinta-feira. Nos Estados Unidos o índice futuro S&P aponta para abertura em baixa de 0,17% e, por lá, teremos hoje na agenda macroeconômica a divulgação dos pedidos semanais de auxílio-desemprego e crédito ao consumidor em Janeiro. Na Europa as bolsas operam no vermelho e hoje o mercado aguarda reunião do Banco Central Europeu e coletiva de imprensa do presidente da entidade, Mario Draghi, em seguida. Os investidores aguardam que o BCE corte a projeção do crescimento para a economia da Zona do Euro e de novos empréstimos aos bancos europeus. Mais cedo a Eurostat divulgou que o PIB final da Zona do Euro no quarto trimestre subiu 0,2% na comparação trimestral, confirmando a desaceleração na região. Por lá, o DAX alemão, o CAC francês e o FTSE de Londres caem respectivamente 0,49%, 0,36% e 0,45%. Na Ásia as bolsas encerraram o dia sem tendência definida, com o Nikkei japonês em queda de 0,65% e o índice de Shanghai fechando em alta de 0,14%. No Brasil tivemos a divulgação do índice de inflação IPC da Fipe, que registrou alta de 0,54% em Fevereiro pressionado pelos preços de alimentos. Na política, as atenções dos investidores estão nas polêmicas postagens de Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter e no cenário corporativo sem grandes notícias com as empresas dando uma pausa para retornar às divulgações de balanços na semana que vem.

Empresas e Setores

  • Azul (AZUL4): A companhia comunicou que a demanda de passageiros por voos no mês de Fevereiro registrou alta de 18,4% frente ao registrado no mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação a oferta de assentos subiu 16,9% e a enquanto a taxa de ocupação das aeronaves cresceu 0,1 ponto percentual, para 81,1%.
  • CCR (CCRO3): A companhia comunicou que sua controlada Rodonorte firmou acordo de leniência com o Ministério Público Federal no Paraná se comprometendo a realizar o pagamento de R$ 750 milhões até o ano de 2021.
  • Gol (GOLL4): A companhia comunicou que a demanda total por assentos em voos no mês de Fevereiro registrou alta de 8,4% na comparação anual, enquanto a oferta cresceu 4,5% na mesma base de comparação. A taxa de ocupação dos voos da companhia no mês avançou 2,9 pontos percentuais, para 81,1%.
  • IRB (IRBR3): Segundo noticiário o Banco do Brasil pretende vender sua participação na companhia através da realização de uma oferta subsequente de ações (“follow-on”).
  • Klabin (KLBN3): A companhia anunciou o cancelamento de uma assembleia de acionistas para votar a proposta da incorporação da Sogemar.
  • Supermercados: Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) as vendas reais do setor de supermercados e hipermercados no Brasil no mês de Janeiro registraram crescimento de 2,95% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2018.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.