Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.766,75 -0,17% | Bovespa: 94.390 -0,28% | Petróleo WTI: 56,87 +1,16% | USD/BRL: 3.829,50 -0,42%
Os mercados financeiros globais operam majoritariamente em queda nessa manhã de quinta-feira. Nos Estados Unidos o índice futuro S&P aponta para abertura em baixa de 0,17% e, por lá, teremos hoje na agenda macroeconômica a divulgação dos pedidos semanais de auxílio-desemprego e crédito ao consumidor em Janeiro. Na Europa as bolsas operam no vermelho e hoje o mercado aguarda reunião do Banco Central Europeu e coletiva de imprensa do presidente da entidade, Mario Draghi, em seguida. Os investidores aguardam que o BCE corte a projeção do crescimento para a economia da Zona do Euro e de novos empréstimos aos bancos europeus. Mais cedo a Eurostat divulgou que o PIB final da Zona do Euro no quarto trimestre subiu 0,2% na comparação trimestral, confirmando a desaceleração na região. Por lá, o DAX alemão, o CAC francês e o FTSE de Londres caem respectivamente 0,49%, 0,36% e 0,45%. Na Ásia as bolsas encerraram o dia sem tendência definida, com o Nikkei japonês em queda de 0,65% e o índice de Shanghai fechando em alta de 0,14%. No Brasil tivemos a divulgação do índice de inflação IPC da Fipe, que registrou alta de 0,54% em Fevereiro pressionado pelos preços de alimentos. Na política, as atenções dos investidores estão nas polêmicas postagens de Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter e no cenário corporativo sem grandes notícias com as empresas dando uma pausa para retornar às divulgações de balanços na semana que vem.
Empresas e Setores
- Azul (AZUL4): A companhia comunicou que a demanda de passageiros por voos no mês de Fevereiro registrou alta de 18,4% frente ao registrado no mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação a oferta de assentos subiu 16,9% e a enquanto a taxa de ocupação das aeronaves cresceu 0,1 ponto percentual, para 81,1%.
- CCR (CCRO3): A companhia comunicou que sua controlada Rodonorte firmou acordo de leniência com o Ministério Público Federal no Paraná se comprometendo a realizar o pagamento de R$ 750 milhões até o ano de 2021.
- Gol (GOLL4): A companhia comunicou que a demanda total por assentos em voos no mês de Fevereiro registrou alta de 8,4% na comparação anual, enquanto a oferta cresceu 4,5% na mesma base de comparação. A taxa de ocupação dos voos da companhia no mês avançou 2,9 pontos percentuais, para 81,1%.
- IRB (IRBR3): Segundo noticiário o Banco do Brasil pretende vender sua participação na companhia através da realização de uma oferta subsequente de ações (“follow-on”).
- Klabin (KLBN3): A companhia anunciou o cancelamento de uma assembleia de acionistas para votar a proposta da incorporação da Sogemar.
- Supermercados: Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) as vendas reais do setor de supermercados e hipermercados no Brasil no mês de Janeiro registraram crescimento de 2,95% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2018.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.