Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.414,75 +0,26% — Bovespa: 63.460 +0,80% — Petróleo WTI: 44,69 -1,89% — USD/BRL: 3.297,50 -0,57%
Os mercados financeiros mundiais operam sem tendência definida neste último pregão da semana. Agora pela manhã tivemos divulgação de dados de emprego (payroll) nos Estados Unidos melhores que o esperado e, por lá, o índice futuro S&P aponta para abertura em alta de 0,26%. Na Ásia as principais bolsas fecharam no vermelho e na Europa, o DAX opera estável e o FTSE de Londres sobe 0,42%. Por lá, teremos esse final de semana encontro do G-20 na Alemanha e líderes mundiais aumentaram a pressão para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faça concessões em relação ao clima e ao comércio na largada da cúpula, em meio a confronto entre policiais e manifestantes. No cenário interno temos agenda política vazia, com Temer e Meirelles participando do encontro do G-20 na Alemanha. No front macro interno tivemos agora pela manhã a divulgação de dados de inflação abaixo do esperado. O IBGE divulgou uma queda de 0,23% no IPCA de Junho, acumulando alta de 3,00% nos últimos 12 meses e a FGV divulgou um IGP-DI em queda de 0,96% no mesmo mês, sendo a 1ª deflação em 4 anos.
Empresas e Setores
- Atacado: Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) o faturamento do segmento de atacado no Brasil no mês de Maio avançou 9,9% frente o mês anterior e 0,84% na comparação com igual mês de 2016. De Janeiro a Maio deste ano, o setor acumula uma retração de 5,27% no faturamento ante o registrado em igual intervalo de 2016.
- Aviação: Segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) o tráfego aéreo de passageiros no mundo cresceu 7,7% no mês de Maio, ante o registrado em igual mês de 2016. No Brasil, o tráfego aéreo de passageiros em Maio avançou 2,6% na base de comparação anual.
- Carrefour: A companhia informou que suas vendas brutas no mundo somaram € 21,7 bilhões no mês de Junho, alta de 6,1% na comparação com o registrado no mês anterior.
- CCR (CCRO3): A concessionária Autoban, subsidiária da CCR, informou que seu conselho de administração decidiu não dar continuidade à oferta pública de distribuição de emissão de debêntures.
- Comércio: Segundo estimativa divulgada pela CNC foram fechados cerca de 9,9 mil estabelecimentos no varejo brasileiro no primeiro trimestre deste ano, 75% abaixo do registrado em igual trimestre de 2016 e o menor volume de lojas fechadas desde o primeiro trimestre de 2015.
- CPFL Renováveis (CPRE3): O conselho de administração da companhia aprovou sua participação no próximo leilão de energia nova.
- Eletroeletrônicos: Segundo dados da Abinee, a produção do setor eletroeletrônico do país no mês de Maio registrou um crescimento de 6,2% na comparação com o reportado em igual período de 2016, acumulando uma expansão de 3,7% nos primeiros cinco meses de 2017, na base de comparação anual.
- Fibria (FIBR3): Segundo comunicado a companhia comprou 18% da empresa finlandesa Spinnova por 5 milhões de euros.
- Maquinário: Segundo dados divulgados pela Anfavea as vendas de máquinas agrícolas no Brasil no mês de Junho somaram 4,05 mil unidades, uma queda de 0,1% sobre o reportado no mês de Maio e de 1,2% ante o registrado em igual mês de 2016.
- Petrobras (PETR4): Segundo noticiário a companhia colocou à venda ativos no Paraguai e iniciou a divulgação para interessados.
- Valid (VLID3): Segundo noticiário o JP Morgan reduziu participação na empresa e atingiu 4,72% das ações ordinárias.
- Veículos: Segundo dados divulgados pela Anfavea a produção do setor automobilístico do país no mês de Junho somou 212,3 mil unidades, queda de 15,4% ante o registrado no mês de Maio e uma alta de 15,1% na comparação com o resultado reportado em igual mês de 2016. No acumulado do primeiro semestre deste ano, foram produzidos 1,26 milhão de veículos, 23,3% acima do registrado em igual intervalo do ano anterior.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros