Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 3.247,12 +0,11% | Bovespa: 117.520 +0,14% | Petróleo WTI: 62,81 -0,38% | USD/BRL: 4.090,00 +0,54%
Os mercados financeiros globais operam em alta nesse pregão de terça-feira, com as ações globais estabilizando com a diminuição das preocupações com o impasse entre Estados Unidos e Irã. O Petróleo e o Ouro recuaram das máximas atingidas ontem com os mercados mais calmos, no entanto, o sentimento permanece frágil dadas as ameaças entre os países desde semana passada. Na Ásia as bolsas fecharam em alta, com o Nikkei japonês tendo subido 1,60% e o índice de Shanghai com ganho de 0,69%, no nível mais alto em mais de oito meses. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P aponta para abertura em leve alta de 0,11% e na agenda macroeconômica, destaque para a divulgação do índice de serviços, encomendas à indústria e estoques semanais de petróleo. Na Europa as bolsas operam no azul, com os índices DAX alemão, CAC francês e FTSE de Londres subindo respectivamente 0,86%, 0,34% e 0,19%. Na Zona do Euro foi divulgada a inflação de dezembro, que acelerou como esperado e as vendas no varejo que mostraram mais força do que o previsto em um sinal de aumento da demanda doméstica. No Brasil, na agenda macroeconômica do dia o destaque fica com a divulgação da produção de veículos da Anfavea.
Empresas e Setores
- Azul (AZUL4): A companhia informou que o tráfego de passageiros no mês de dezembro registrou alta de 27,2% frente ao mesmo mês de 2018. Na mesma base de comparação a oferta total aumentou 26,5% e taxa de ocupação avançou 0,5 ponto porcentual, para 83,5%.
- Biotoscana (GBIO33): A companhia informou que a gestora Fourth Sail atingiu participação equivalente a 5,0% no capital social.
- Caixa Seguridade: Segundo noticiário a Tokio Marine fechou acordo no valor de R$ 1,2 bilhões com o objetivo de distribuir seguros na companhia.
- Cosan (CSAN3): A companhia alterou a data de resgate antecipado de debêntures para o próximo dia 16 de janeiro, em operação que deverá gerar o pagamento de R$ 1,7 bilhão.
- MRV (MRVE3): A companhia informou que a gestora Dynamo irá votar em Assembleia a favor da realização do negócio com a americana AHS, cuja proposta é a emissão de 7,75% de ações, subscritas pelos Menin, em troca dos 89,4% que a família possui na AHS.
- Nubank: Segundo noticiário a fintech adquiriu a Plataformatec, especializada em engenharia de software, com o objetivo de criar linha de empréstimos.
- PetroRio (PRIO3): A companhia realizou a contratação de 2,8 bilhões de barris de petróleo para o primeiro semestre deste ano, como medida de proteção cambial contra a alta da commodity.
- Serviços: O IHS Markit divulgou que o Índice de Gerentes de Compras (PMI) para o setor de serviços brasileiro atingiu 51,0 pontos no mês de dezembro, alta de 0,1 ponto na comparação com o mês anterior.
- Tenda (TEND3): A companhia informou que o banco Itaú reduziu participação para 4,74% a participação no total de ações ordinárias.
- Vivara (VIVA3): A companhia realizou a contratação do banco BTG para atuar como formador de mercado pelos próximos 12 meses.
- Viver (VIVR3): A companhia, que se encontra em recuperação judicial, fechou acordo com os adquirentes de prédio na cidade de Nova Lima, no Estado de Minas Gerais, que assumirão obra.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.