Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.210,50 +0,02% — Bovespa: 62.090 +1,45% — Petróleo WTI: 51,04 +0,22% — USD/BRL: 3.410,50 -0,71%

Os mercados acionários globais operam em alta nesta manhã de quarta-feira. Na Ásia, o Nikkei japonês encerou o dia com ganhos de 0,74% e o índice de Shanghai fechou com alta de 0,70%. Na Europa, o FTSE londrino avança 1,51% e o DAX alemão opera com ganhos de 1,49%, em meio à expectativa acerca da reunião do Banco Central Europeu (BCE). Nos Estados Unidos, o futuro do S&P aponta para uma abertura praticamente estável, com leve alta de 0,02%, em dia de divulgação do relatório de empregos no país (Jolts) referente a Novembro. No cenário local, o destaque fica por conta da agitação no noticiário político. Ontem o presidente Michel Temer encaminhou à Câmara dos Deputados o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata sobre a Reforma da Previdência. De acordo com o governo, a proposta apresentada tem como objetivo preservar os direitos já adquiridos, mediante uma regra de transição, e unificar os diferentes regimes de previdência para os mais jovens, diminuindo as distorções entre os regimes e o número de exceções nos regimes dos servidores. Hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá sobre a permanência de Renan Calheiros na presidência do Senado Federal, após a recusa do senador em acatar a ordem de afastamento proferida pelo ministro do Supremo Marco Aurélio Mello. No front macroeconômico, a ata da reunião de política monetária do Banco Central, divulgada ontem, reforçou a expectativa do mercado de que o órgão irá acentuar o corte da Selic na reunião de Janeiro, caso o atual cenário de desinflação e de frustração com a atividade econômica do país permaneçam para o próximo mês. Hoje pela manhã, a FGV divulgou o IGP-DI para o mês de Novembro, com desaceleração na alta frente a leitura do mês anterior. No noticiário corporativo o destaque fica por conta da decisão de uma Comissão Especial no Senado em aprovar a mudança na Lei Geral de Telecomunicações, autorizando que as companhias de telefonia tfixa do país migrem do regime de concessão para o de autorização.

Economia

  • Alemanha: A produção industrial do país avançou 0,3% no mês de Outubro na comparação com o mês anterior, abaixo do estimado pelo mercado.
  • Brasil: A FGV informou que a inflação medida pelo IGP-DI desacelerou a alta a 0,05% no mês de Novembro, após ter registrado um avanço de 0,13% no mês de Outubro, com destaque para a desaceleração nos preços do agropecuário.

Agenda

  • 11h00 – Estados Unidos: Será divulgado o relatório de empregos (Jolts) do mês de Outubro.
  • 11h30 – Estados Unidos: O Federal Reserve divulga o Crédito ao Consumidor no mês de Outubro.
  • 12h30 – Brasil: O Banco central divulga o Fluxo Cambial do mês de Novembro.
  • 11h00 – Estados Unidos: Será divulgado o relatório de empregos (Jolts) do mês de Outubro.
  • 21h50 – Japão: Será divulgado o PIB do país no terceiro trimestre deste ano.

Empresas e Setores

  • Agronegócios: Segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do setor deverá crescer entre 2,5% e 3,0% neste ano, quando comparado com o ano de 2015.
  • Duratex (DTEX3): A companhia fechou acordo com a Fibria para a venda de florestas de eucalipto no Estado de São Paulo por R$ 74,8 milhões, dos quais, 50% serão reconhecidos contabilmente neste ano e o restante em 2017.
  • Máquinas & Equipamentos: Segundo dados da Anfavea, as vendas domésticas de maquinário agrícola e rodoviário no mês de Novembro avançaram 61,3% na comparação com igual mês de 2015 e caíram 25,2% ante o registrado no mês de Outubro. No acumulado do ano, as vendas do setor apresentam uma queda de 9,3% na comparação anual.
  • Petrobras (PETR4): A companhia informou que irá reajustar em 12,3% o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso industrial, comercial e a granel, em aumento válido a partir de hoje.
  • Veículos: Segundo dados divulgados pela Anfavea, a produção automotiva no Brasil no mês de Novembro apresentou um avanço de 22,4% ante o registrado no mês de Outubro e um crescimento de 21,85% na comparação com igual mês de 2015.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.