Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.179,00 +0,05% — Bovespa: 60.425 +0,04% — Petróleo WTI: 44,33 -0,29% — USD/BRL: 3.305,00 -0,06%

Os mercados acionários globais operam com viés marginalmente positivo nesta manhã de terça-feira. Na Ásia, o Nikkei japonês fechou em alta de 0,26% e o índice de Shanghai encerrou com ganhos de 0,63%. Na Europa, o DAX alemão avança 0,38% e o FTSE londrino recua 0,38% e nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura praticamente estável, com leve alta de 0,05%, após os mercados locais permanecerem fechados no dia de ontem, devido ao feriado do Dia do Trabalho no país. No Brasil, um dos destaques no front político é a veiculação da notícia de que deputados da base aliada ao governo propuseram uma alteração na PEC que limita os gastos públicos do país, sugerindo uma flexibilização no cálculo de recursos para saúde e educação, além de uma possível modificação na emenda após sete anos, ante o prazo de dez anos estipulado inicialmente pela equipe econômica do governo. No cenário macroeconômico, o Banco Central divulgou hoje pela manhã a Ata da última reunião de seu Comitê de Política Monetária (Copom), que trouxe a percepção de que o órgão se encontra satisfeito com o progresso nas perspectivas de desinflação da economia brasileira para os próximos anos. Apesar da melhora na expetativa do Banco Central de queda da inflação, o documento reportou que um futuro corte na taxa de juros básica do país dependerá de fatores que permitam maior confiança para o alcance da meta de 4,5% para a inflação em 2017. No front corporativo, os destaques do noticiário são a divulgação do interesse da Ultrapar em participar de um eventual processo competitivo para a aquisição da Liquigás e a divulgação do plano de recuperação judicial da Oi.

Economia

  • Zona do Euro: O PIB da região no segundo trimestre deste ano registrou alta de 0,3% ante o registrado no trimestre anterior e 1,6% na comparação anual, em linha com as estimativas anteriores e com as expectativas do mercado.

Agenda

  • 10h45 – Estados Unidos: Será divulgado o Índice Gerente de Compras (PMI) Composto do mês de Agosto.
  • 11h00 – Estados Unidos: O Conference Board divulga o índice de Tendência de Empregos de Agosto.
  • 11h00 – Estados Unidos: O Institute for Supply Management divulga o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor de serviços do país em Agosto.
  • 11h20 – Brasil: A Anfavea divulga a produção de veículos no brasil no mês de Agosto.

Empresas e Setores

  • Bayer: Segundo noticiário a companhia elevou para mais de US$ 65,0 bilhões sua proposta para a aquisição da Monsanto.
  • Oi (OIBR3): A companhia apresentou ontem seu plano de recuperação judicial, que reportou uma previsão de carência de sete anos para o pagamento de dívida sem garantia, com possibilidade de conversão em ações, e deságio de até 50,0% para alguns débitos.
  • Petrobras (PETR4): A companhia informou que a gestora de recursos Dodge & Cox, com sede na Califórnia, reduziu para 4,94% sua participação em seu total de ações preferenciais.
  • Petrobras (PETR4): Segundo noticiário a companhia suspendeu suas operações na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no estado do Rio de Janeiro, após uma falha no tanque de enxofre do local.
  • Programas de Fidelidade: Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) o mercado de fidelidade no país recuou 4,5% no segundo trimestre deste ano na comparação com igual período de 2105.
  • Telefónica: A Agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de crédito de longo prazo da companhia de ‘BBB+’ para ‘BBB’, mantendo a perspectiva estável.
  • Ultrapar (UGPA3): A companhia informou que está participando do processo competitivo para a aquisição da Liquigás, distribuidora da Petrobras.
  • Vale (VALE5): O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à companhia que as obras de um trecho da ampliação da Estrada de Ferro Carajás, que liga a maior mina de minério a céu aberto do mundo, no estado do Pará, ao terminal marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, sejam interrompidas até que haja uma consulta a tribos indígenas da região.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.