Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.104,00 +0,30% — Bovespa: 51.090 +0,73% — Petróleo WTI: 49,70 +2,22% — USD/BRL: 3.544,00 -0,29%

Os mercados financeiros globais operam em leve alta nesta manhã de segunda-feira, com noticiário vazio na maioria dos mercados. Na Ásia, o Nikkei japonês encerrou o dia com perdas de 0,37% e na China os mercados também fecharam em queda. Na Europa, o FTSE de Londres opera em alta de 1,08% e o DAX alemão opera com ganhos de 0,25%, em dia sem grandes movimentos no noticiário local. Nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura em alta de 0,30%, em dia de pronunciamento da presidente do FED, Janet Yellen, e com os investidores ainda digerindo o relatório de emprego (payroll) divulgado na sexta-feira. No cenário local a principal notícia desta manhã é a de que o advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, poderá ser o próximo ministro do governo interino do presidente Michel Temer a perder o cargo, devido ao seu desgaste com a base interina do governo. No front macroeconômico o destaque do dia foi a divulgação do Boletim Focus, com destaque para a melhora na perspectiva para a economia do país nos próximos anos (mais detalhes abaixo).

 Economia

  • Brasil: O Boletim Focus para essa semana reportou que a expectativa para a inflação (IPCA) de 2016 foi revisada para 7,12% (ante 7,06% na pesquisa anterior) e a previsão para 2017 foi mantida em 5,50%. Para o PIB a expectativa para 2016 foi revisada de -3,81% para -3,71% e para 2017 foi revisada de +0,55% para +0,85%. Para a taxa Selic as previsões para o final de 2016 e 2017 foram mantidas em 12,88% e 11,25%, respectivamente.

 Agenda

  • 10h30 – Brasil: A Anfavea divulga a produção de veículos do mês de Maio.
  • 11h00 – Estados Unidos: O Conference Board divulga o Índice de Tendência de Empregos do mês de Maio.

Empresas e Setores

  • BM&F Bovespa (BVMF3): A companhia divulgou que Eduardo Guardia irá deixar o cargo de diretor-executivo de produtos da companhia para assumir o cargo de secretário-executivo da Fazenda.
  • Construção Civil: Segundo noticiário a empreiteira chinesa CGGC avalia uma possível entrada no ramo de infraestrutura do Brasil.
  • Eletrobras (ELET6): Segundo noticiário o Governo Federal avalia uma possível injeção de R$ 5 bilhões na companhia.
  • Energia: O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou para 1,4% sua estimativa de alta para o consumo de energia elétrica no país para o mês de Junho na comparação anual.
  • Estácio (ESTC3) e Ser Educacional (SEER3): Segundo noticiário a Ser Educacional enviou proposta não vinculante para a fusão das companhias. Segundo noticiário a Estácio irá formar um comitê para avaliar as propostas de fusão recebidas pela Kroton e Ser Educacional.
  • Petrobras (PETR4): A companhia informou que sua produção de petróleo no pré-sal brasileiro no dia 8 de Maio superou o patamar de 1 milhão de barris diários, resultado que representa novo recorde da companhia.
  • Samarco: Segundo noticiário a companhia aceitou proposta de sindicatos de trabalhadores para a adoção de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que deverá englobar cerca de 40% do total de funcionários da companhia.
  • Saúde: A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou um reajuste de até 13,57% nos planos de saúde médico-hospitalares individuais ou familiares no país a partir deste mês.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

 

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.