Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.104,00 +0,30% — Bovespa: 51.090 +0,73% — Petróleo WTI: 49,70 +2,22% — USD/BRL: 3.544,00 -0,29%
Os mercados financeiros globais operam em leve alta nesta manhã de segunda-feira, com noticiário vazio na maioria dos mercados. Na Ásia, o Nikkei japonês encerrou o dia com perdas de 0,37% e na China os mercados também fecharam em queda. Na Europa, o FTSE de Londres opera em alta de 1,08% e o DAX alemão opera com ganhos de 0,25%, em dia sem grandes movimentos no noticiário local. Nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura em alta de 0,30%, em dia de pronunciamento da presidente do FED, Janet Yellen, e com os investidores ainda digerindo o relatório de emprego (payroll) divulgado na sexta-feira. No cenário local a principal notícia desta manhã é a de que o advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, poderá ser o próximo ministro do governo interino do presidente Michel Temer a perder o cargo, devido ao seu desgaste com a base interina do governo. No front macroeconômico o destaque do dia foi a divulgação do Boletim Focus, com destaque para a melhora na perspectiva para a economia do país nos próximos anos (mais detalhes abaixo).
Economia
- Brasil: O Boletim Focus para essa semana reportou que a expectativa para a inflação (IPCA) de 2016 foi revisada para 7,12% (ante 7,06% na pesquisa anterior) e a previsão para 2017 foi mantida em 5,50%. Para o PIB a expectativa para 2016 foi revisada de -3,81% para -3,71% e para 2017 foi revisada de +0,55% para +0,85%. Para a taxa Selic as previsões para o final de 2016 e 2017 foram mantidas em 12,88% e 11,25%, respectivamente.
Agenda
- 10h30 – Brasil: A Anfavea divulga a produção de veículos do mês de Maio.
- 11h00 – Estados Unidos: O Conference Board divulga o Índice de Tendência de Empregos do mês de Maio.
Empresas e Setores
- BM&F Bovespa (BVMF3): A companhia divulgou que Eduardo Guardia irá deixar o cargo de diretor-executivo de produtos da companhia para assumir o cargo de secretário-executivo da Fazenda.
- Construção Civil: Segundo noticiário a empreiteira chinesa CGGC avalia uma possível entrada no ramo de infraestrutura do Brasil.
- Eletrobras (ELET6): Segundo noticiário o Governo Federal avalia uma possível injeção de R$ 5 bilhões na companhia.
- Energia: O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou para 1,4% sua estimativa de alta para o consumo de energia elétrica no país para o mês de Junho na comparação anual.
- Estácio (ESTC3) e Ser Educacional (SEER3): Segundo noticiário a Ser Educacional enviou proposta não vinculante para a fusão das companhias. Segundo noticiário a Estácio irá formar um comitê para avaliar as propostas de fusão recebidas pela Kroton e Ser Educacional.
- Petrobras (PETR4): A companhia informou que sua produção de petróleo no pré-sal brasileiro no dia 8 de Maio superou o patamar de 1 milhão de barris diários, resultado que representa novo recorde da companhia.
- Samarco: Segundo noticiário a companhia aceitou proposta de sindicatos de trabalhadores para a adoção de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que deverá englobar cerca de 40% do total de funcionários da companhia.
- Saúde: A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou um reajuste de até 13,57% nos planos de saúde médico-hospitalares individuais ou familiares no país a partir deste mês.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros