Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 3.221,62 -0,43% | Bovespa: 117.535 -0,68% | Petróleo WTI: 63,69 +1,02% | USD/BRL: 4.061,50 -0,04%

O tom dos mercados externos é negativo nesse início de segunda-feira. A escalada belicista entre Iran e Estados Unidos após a morte do líder iraniano, general Qassem Soleimani, repercute hoje com a alta do ouro para máxima em sete anos e do petróleo, com o Brent alcançando U$70/barril. No domingo, Donald Trump voltou a ameaçar o Iran, prometendo um ataque “desproporcional” caso haja algum tipo de vingança por parte dos iranianos. Com o risco do Iran abandonar as restrições de seu programa nuclear e voltar a enriquecer urânio de forma ilimitada, os mercados acompanharão de perto o desenrolar dessa situação. Neste momento, o futuro do S&P cai 0,43%, o DAX alemão perde 1,47%, o FTSE inglês tem desvalorização de 0,92% e o CAC francês tem queda de 0,95%. Na Ásia, Shanghai terminou caindo 0,01% e o Nikkei encerrou o dia com baixa de 1,91%. No Brasil, investidores seguem de perto as atitudes que serão tomadas pelo Governo e a Petrobras, uma vez que a alta do petróleo é o primeiro grande teste para provar a independência da gestão da companhia contra interesses políticos de Brasília.

Empresas e Setores

  • Braskem (BRKM5): Segundo noticiário poderá subir mais o valor a indenização às vítimas em Alagoas e autoridades, estimado em R4 2,7 bilhões, incluindo compensação financeira e ações de fechamento de poços de sal gema em Maceió.
  • C6 Bank: Segundo noticiário o banco anunciou que isentará clientes da nova tarifa de cheque especial, que passa a valer a partir de hoje.
  • Caixa Econômica Federal: Segundo noticiário o banco e a Tokio Marine formaram joint venture no setor habitacional em negócio de mais de R$ 1,5 bilhão, sendo 75% na Caixa Seguridade.
  • Dommo Energia (DMMO3): A companhia informou que produziu em novembro 176.904 barris de petróleo no campo de tubarão martelo, localizado na Bacia de campos, o que representou um aumento de 4,3% na comparação com novembro.
  • Hapvida (HAPV3): Segundo comunicado a companhia cancelou compra de carteira de clientes de planos de saúde da Agemed Saúde, que possui 12 mil vidas.
  • Petrobras (PETR4): A companhia anunciou o início da fase vinculante referente à venda de sua participação em dois campos terrestres pertencentes à Concessão BT-SEAL-13, localizados na Bacia de Sergipe-Alagoas.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.