Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 3.221,62 -0,43% | Bovespa: 117.535 -0,68% | Petróleo WTI: 63,69 +1,02% | USD/BRL: 4.061,50 -0,04%
O tom dos mercados externos é negativo nesse início de segunda-feira. A escalada belicista entre Iran e Estados Unidos após a morte do líder iraniano, general Qassem Soleimani, repercute hoje com a alta do ouro para máxima em sete anos e do petróleo, com o Brent alcançando U$70/barril. No domingo, Donald Trump voltou a ameaçar o Iran, prometendo um ataque “desproporcional” caso haja algum tipo de vingança por parte dos iranianos. Com o risco do Iran abandonar as restrições de seu programa nuclear e voltar a enriquecer urânio de forma ilimitada, os mercados acompanharão de perto o desenrolar dessa situação. Neste momento, o futuro do S&P cai 0,43%, o DAX alemão perde 1,47%, o FTSE inglês tem desvalorização de 0,92% e o CAC francês tem queda de 0,95%. Na Ásia, Shanghai terminou caindo 0,01% e o Nikkei encerrou o dia com baixa de 1,91%. No Brasil, investidores seguem de perto as atitudes que serão tomadas pelo Governo e a Petrobras, uma vez que a alta do petróleo é o primeiro grande teste para provar a independência da gestão da companhia contra interesses políticos de Brasília.
Empresas e Setores
- Braskem (BRKM5): Segundo noticiário poderá subir mais o valor a indenização às vítimas em Alagoas e autoridades, estimado em R4 2,7 bilhões, incluindo compensação financeira e ações de fechamento de poços de sal gema em Maceió.
- C6 Bank: Segundo noticiário o banco anunciou que isentará clientes da nova tarifa de cheque especial, que passa a valer a partir de hoje.
- Caixa Econômica Federal: Segundo noticiário o banco e a Tokio Marine formaram joint venture no setor habitacional em negócio de mais de R$ 1,5 bilhão, sendo 75% na Caixa Seguridade.
- Dommo Energia (DMMO3): A companhia informou que produziu em novembro 176.904 barris de petróleo no campo de tubarão martelo, localizado na Bacia de campos, o que representou um aumento de 4,3% na comparação com novembro.
- Hapvida (HAPV3): Segundo comunicado a companhia cancelou compra de carteira de clientes de planos de saúde da Agemed Saúde, que possui 12 mil vidas.
- Petrobras (PETR4): A companhia anunciou o início da fase vinculante referente à venda de sua participação em dois campos terrestres pertencentes à Concessão BT-SEAL-13, localizados na Bacia de Sergipe-Alagoas.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.