Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.435,25 -0,10% — Bovespa: 62.300 -0,35% — Petróleo WTI: 47,38 -0,59% — USD/BRL: 3.277,50 +0,30%
Os mercados iniciam a semana sem uma direção definida. Na Europa, o DAX alemão sobe 1,25% e vai na contramão do CAC francês, que apresenta queda de 0,67%, e do FTSE inglês que mostra perdas de 0,28%. Nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P mostra uma pequena desvalorização de 0,10%. No noticiário externo, os atentados terroristas ocorridos em Londres no último sábado seguem sendo foco das atenções. No Brasil, a crise política ganhou capítulos adicionais no final de semana e incluem a prisão do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, o pedido de condenação e prisão de Lula feitos pelo Ministério Público Federal e a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci. No governo, o final de semana também foi muito movimentado, com Temer se reunindo com advogados e aliados (principalmente o PSDB). Segundo os jornais, Temer e assessores estão convencidos de que a denúncia da PGR (Procuradoria geral da República) contra ele será antecipada e pode ocorrer nos próximos dias como forma de pressionar ainda mais os juízes do TSE. O TSE começa o julgamento da chapa Dilma-Temer amanhã, dia 06 de Junho.
Empresas e Setores
- Automóveis: Segundo dados divulgados pela Fenabrave os emplacamentos de veículos no país no mês de Maio registraram alta de 3,9% ante o reportado no mês de Abril e de 13,4% na comparação com igual mês de 2016.
- BRF (BRFS3): A companhia comunicou que o fundo BlackRock reduziu para 4,92% sua participação em seu total de ações ordinárias.
- Imóveis: Segundo dados do levantamento DMI-VivaReal, o preço médio do metro quadrado disponível para locação no Brasil no mês de Maio somou R$ 22,78, queda de 9,3% na comparação com o registrado em igual mês de 2016 e de 0,32% ante o reportado no mês de Abril.
- Indústria: Segundo dados divulgados pelo IBGE a Produção Industrial do país no mês de Abril registrou alta de 0,6% na comparação com o mês anterior e queda de 4,5% ante o registrado em igual mês de 2016, no primeiro resultado mensal positivo neste ano.
- Petrobras (PETR4): A companhia comunicou a realização de um pré-pagamento total de uma Nota de Crédito à Exportação com o Banco Itaú, prazo de vencimento em 2020, no valor de R$ 1 bilhão.
- Telecomunicações: Segundo dados divulgados pela Anatel o número de linhas de telefonia móvel em operação no país encolheu 0,3% no mês de Abril ante o registrado no mês anterior e 5,3% na comparação com igual mês de 2016.
- Ultrapar (UGPA3): A companhia informou que a gestora BlackRock atingiu participação de 4,98% em seu total de ações ordinárias.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros