Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.153,75 +0,02% — Bovespa: 58.515 -0,13% — Petróleo WTI: 48,67 -0,29% — USD/BRL: 3.238,50 +0,03%

Os mercados financeiros externos operam com viés positivo nesta manhã de terça-feira, em dia sem grandes acontecimentos relevantes na agenda de eventos global. No Japão o índice Nikkei encerrou o dia com ganhos de 0,83%, seguindo uma leve desvalorização do Iene e influenciado pela divulgação otimista de dados sobre a produção industrial dos Estados Unidos (PMI). Nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura praticamente estável, com ganhos de 0,02% e na Europa, o FTSE de Londres avança 1,61% e o DAX alemão opera com ganhos de 0,58% no retorno do feriado local. No Brasil teremos mais um dia de agenda vazia, com destaque para o início das discussões no Plenário da Câmara dos Deputados na noite de ontem em cima do projeto de lei que desobriga a Petrobras a participar de todos os consórcios de exploração dos campos do pré-sal. No cenário macroeconômico, foram divulgados hoje pela manhã a produção industrial do país no mês de Agosto, pelo IBGE, e a inflação no estado de São Paulo, medida pelo IPC da Fipe, no mês de Setembro, com um recuo de 0,14% frente a leitura do mês anterior.

Economia

  • Brasil: A Fipe divulgou que a inflação medida pelo IPC de São Paulo no mês de Setembro recuou 0,14% ante alta de 0,11% no mês de Agosto, com destaque para a queda nos preços de Alimentação e Gastos Pessoais.
  • Brasil: Segundo dados do IBGE, a produção industrial do país no mês de Agosto reportou queda de 3,8% na comparação com o registrado no mês de Julho e um recuo de 5,2% ante o resultado reportado em igual mês de 2015.
  • Brasil: Segundo dados do MDIC a Balança Comercial do país registrou superávit de US$ 3,803 bilhões no mês de Setembro, o melhor resultado para o mês desde 2006.
  • Estados Unidos: O Índice Gerente de compras (PMI) industrial do país atingiu 51,5 pontos no mês de Setembro ante 49,4 pontos no mês anterior, acima do esperado pelo mercado.
  • Zona do Euro: A inflação ao produtor da região, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (PPI), recuou 0,2% no mês de Agosto ante o registrado no mês anterior e 2,1% na comparação anual.

Agenda

  • Não serão divulgados indicadores relevantes.

Empresas e Setores

  • Anima (ANIM3): A companhia informou que adquiriu instituições mantenedoras de escolas politécnicas nos estados de Minas Gerais e Goiás por R$ 24 milhões.
  • Cerveja: Segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal, a produção de cerveja no país permaneceu estável no mês de Setembro em comparação com o mesmo mês de 2015, totalizando 1,207 bilhão de litros. NA comparação com o mês de Agosto, a produção interna de bebidas aumentou 10,8%, enquanto no acumulado do terceiro trimestre deste ano, a produção recuou 0,9% na comparação anual.
  • Energia: O BNDES aprovou novas condições para o financiamento do setor elétrico do país. O banco também elevou de 70% para 80% sua participação em financiamentos de projetos de energia solar.
  • Facebook: A companhia lançou ferramenta de compra e venda de objetos entre usuários da rede social. O mecanismo deve estar disponível nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia nos próximos dias.
  • Oi (OIBR4): A companhia informou que o Bank of America Corporation atingiu participação de 4,72% no total de ações preferenciais da companhia, após operação de compra de 7,45 milhões de ações por suas subsidiárias.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.