Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.428,00 +0,12% — Bovespa: 63.750 -0,23% — Petróleo WTI: 46,95 -0,25% — USD/BRL: 3.328,50 +0,22%

Os mercados financeiros globais operam hoje com baixo volume, reflexo do fechamento do mercado americano com o feriado da independência. Na Europa, temos o DAX alemão operando em queda de 0,20%, o CAC francês também cai 0,16% e o FTSE londrino sobe 0,23%. Na França, tivemos a divulgação do plano de reforma do Parlamento pelo novo presidente do país, Emmanuel Macron, que defendeu cortar um terço do número de deputados e senadores no Legislativo. Na Ásia, as principais bolsas fecharam em queda e nas commodities temos o petróleo (Brent) reagindo e sendo cotado acima de 49 dólares por barril. Nos Estados Unidos os mercados estão fechados, porém o índice futuro S&P opera em leve alta de 0,12%. Por aqui, a grande notícia de ontem foi a prisão do ex-ministro da secretaria do Governo Federal, Geddel Vieira Lima, acusado de obstrução de justiça por tentar impedir delações do doleiro Lúcio Funaro e do deputado cassado Eduardo Cunha. Geddel foi preso a partir de informações fornecidas em depoimentos de Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F Francisco Assis e Silva. A prisão de Geddel (segundo ex-ministro a ir para cadeia) aumenta a pressão sobre Temer, por ser um dos mais próximos aliados e principal interlocutor do governo no Congresso. Hoje teremos a votação do pedido de urgência da reforma trabalhista no Senado, que caso ocorra, irá permitir que a proposta seja votada no máximo semana que vem.

Empresas e Setores

  • B3 (BVMF3): A companhia anunciou que a gestora GIC Private Limited atingiu participação de 5,01% em seu total de ações de ações ordinárias.
  • B3 (BVMF3): A companhia informou que seu segmento Bovespa reportou um volume financeiro médio diário de R$ 7,01 bilhões no mês de junho, queda de 26,7% na comparação com o registrado no mês anterior e a segunda menor média mensal no ano.
  • Carnes: Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) as exportações de carne bovina in natura realizadas pelo Brasil no mês de Junho somaram 100,2 mil toneladas, alta de 10,8% na comparação com o registrado no mês anterior e 3,7% acima do reportado em igual mês de 2016.
  • Cemig (CMIG3): A companhia informou que seu Conselho de Administração aprovou os termos da reestruturação societária que envolve a transferência para a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) de suas participações acionárias no capital social de concessionárias de serviço público de transmissão de energia elétrica, dentre elas, a Transleste, a Transudeste e a Transirapé.
  • Crédito: Segundo dados divulgados pela Serasa Experian o número de pessoas inadimplentes no Brasil no mês de Maio atingiu 61 milhões de pessoas, 2,5% acima do registrado em igual mês de 2016 e o maior patamar desde o início das medições em 2012.
  • Indústria: Segundo dados divulgados pelo IBGE a produção industrial do Brasil no mês de Maio avançou 0,8% ante o reportado no mês anterior, no melhor resultado para o mês desde 2011.
  • Metalúrgica Gerdau (GOAU4): A companhia informou que a gestora Gerval Investimentos atingiu participação de 10,87% em seu total de ações ordinárias e de 14,08% em seu total de ações preferenciais.
  • Petrobras (PETR4): A companhia anuncio que assinou um memorando com a China National Petroleum Corporation (CNPC) para iniciar as tratativas referentes a uma parceria estratégica.
  • Petróleo & Gás: Segundo dados divulgados pela ANP a produção de petróleo no Brasil no mês de Maio deste ano atingiu uma média de 2,65 milhões de barris diários (bpd), volume 6,7% superior ao registrado em igual mês de 2016 e 4,5% acima do registrado no mês anterior. A produção nacional de gás natural em Maio foi de 105 milhões de metros cúbicos diários, alta de 5,0% na comparação com o reportado em igual mês de 2016 e 2,1% acima do registrado no mês anterior.
  • Senior Solution (SNSL3): A companhia informou que seus acionistas aprovaram a migração da empresa para o segmento de Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, nível mais alto de governança corporativa da B3.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.