Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.431,25 +0,06% — Bovespa: 62.790 +0,42% — Petróleo WTI: 47,36 -2,09% — USD/BRL: 3.248,00 -0,74%
As próximas semanas deverão ser marcadas por uma forte queda-de-braço entre investigadores e investigados da Lava-Jato. O clima geral é de tensão, com notícias bombásticas podendo surgir a qualquer momento. Ontem tivemos um novo pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor especial do presidente Michel Temer flagrado com uma mala de R$ 500 mil em propinas, que perdeu o cargo de deputado essa semana (e assim perdeu a imunidade parlamentar). O noticiário informa que a chance de Loures, que está sendo pressionado por sua família, fazer delação premiada é bastante provável. Semana que vem teremos o julgamento de Temer no TSE e a expectativa é de pedido de vista, para que Temer ganhe mais tempo no cargo. Nos mercados acionários globais o tom é de otimismo (o índice MSCI global atingiu novo recorde nesta sexta-feira) com bolsas na Ásia tendo fechado em alta e Europa e futuros americanos subindo. Nos Estados Unidos tivemos agora pela manhã a divulgação do Payroll, que ficou abaixo das expectativas dos analistas, informando que foram criadas 138 mil novas vagas de trabalho no mês de Maio, com a taxa de desemprego caindo para 4,3%.
Empresas e Setores
- Brasil Kirin: Segundo noticiário a Heineken anunciou a conclusão da aquisição da companhia e informou que usará o sistema de distribuição da brasileira.
- Comgás (CGA5): Segundo noticiário a agência de classificação de risco Moody’s reafirmou o rating de longo prazo em moeda estrangeira da companhia em BB+, com perspectiva negativa.
- Cosan (CSAN3): Segundo noticiário a agência de classificação de risco Moody’s alterou a perspectiva de crédito da companhia para negativa.
- Eletroeletrônicos: Segundo dados divulgados pela empresa de pesquisa IDC, as vendas de tablets no Brasil no primeiro trimestre deste ano recuaram 8,0% na comparação com igual período de 2016.
- Indústria: Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor industrial brasileiro no mês de Abril registrou queda de 0,5 ponto percentual sobre o registrado no mês de Março, atingindo 76,7% da capacidade total. O faturamento real do setor em Abril recuou 3,1% na comparação mensal e 9,9% ante o registrado em igual mês de 2016.
- JBS (JBSS3): Segundo noticiário a Vara Federal Cível de São paulo determinou o bloqueio de R$ 800 milhões de Joesley batista, um dos donos da companhia, devido ao lucro obtido com venda de dólares às vésperas da divulgação da gravação com o presidente Michel Temer.
- Petróleo & Gás: Segundo dados divulgados pela ANP a produção de petróleo no Brasil no mês de Abril deste ano atingiu uma média de 2,53 milhões de barris diários (bbl/d), volume 10,9% superior ao registrado em igual mês de 2016 e 0,45 abaixo do registrado no mês anterior. A produção nacional de gás natural em Abril foi de 103 milhões de metros cúbicos diários, alta de 7,1% na comparação com o reportado em igual mês de 2016 e 1,2% acima do registrado no mês anterior.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros