Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.172,50 +0,14% — Bovespa: 58.740 +0,73% — Petróleo WTI: 44,38 -0,72% — USD/BRL: 3.259,50 +0,13%

Os mercados financeiros externos operam sem viés definido nesta manhã de quinta-feira. Na Ásia, o Nikkei japonês fechou em queda de 0,23% e o índice de Shanghai encerrou o dia com perdas de 0,73%. Na Europa, o DAX alemão opera com ganhos de 0,38% e o FTSE recua 0,04%. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P aponta para uma abertura em leve alta de 0,14%, em dia sem grandes acontecimentos na agenda de eventos local. No Brasil, tivemos na tarde de ontem o desfecho do processo de impeachment de Dilma Rousseff, vinte e dois meses após ser reeleita presidente da República. Por ampla maioria de votos (61 votos a favor e 20 votos contra), os senadores decidiram pelo afastamento definitivo de Dilma da presidência e o fim da interinidade de Michel Temer. O Senado decidiu também que Dilma não deverá perder seus direitos políticos podendo, portanto, ocupar cargos públicos e disputar eleições sem quaisquer restrições. A decisão gerou discussões acirradas entre alguns líderes partidários, dando sinais de que a tão mencionada base aliada do Governo Temer pode não estar tão consolidada. Imediatamente após a decisão do Senado, Michel Temer participou da cerimônia de posse da presidência e, em pronunciamento na televisão, pediu a pacificação do país e defendeu a necessidade da realização de reformas nos sistemas trabalhistas e de Previdência do país. No cenário macroeconômico, tivemos a decisão do COPOM sobre a manutenção da taxa de juros básica do país (Selic), pelo 9º mês seguido, em 14,25% ao ano. Apesar de já esperada pelo mercado, a decisão surpreendeu pelo tom mais dovish do comunicado, que trouxe ao mercado uma sinalização de que o Banco Central deverá iniciar o ciclo de corte na taxa de juros em um curtíssimo prazo. Hoje pela manhã, a FGV divulgou a quarta leitura do IPC-S no mês de Agosto, com leve desaceleração frente a leitura anterior e à tarde o Ministério do Desenvolvimento divulga a Balança Comercial de Agosto.

Economia

  • Brasil: A FGV divulgou que a inflação medida pelo IPC-S desacelerou a alta a 0,32% em Agosto, após ter encerrado o mês de Julho com um avanço de 0,37%.
  • China: O índice PMI para a indústria do país atingiu 50,4 pontos no mês de Agosto, alta de 0,5 pontos ante o registrado no mês anterior.
  • Zona do Euro: O crescimento industrial da região, medido pelo índice PMI, atingiu 51,7 pontos no mês de Agosto, um recuo de 0,3 pontos na comparação com registrado no mês anterior.

Agenda

  • 10h45 – Estados Unidos: Será divulgado o Índice Gerente de Compras (PMI) da indústria de Agosto.
  • 11h00 – Brasil: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga os Indicadores Industriais do mês de Julho.
  • 15h00 – Brasil: Será divulgada a Balança Comercial do mês de Agosto.

Empresas e Setores

  • Cedae: A companhia informou que a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do rio de Janeiro (Agenersa) aprovou reajuste provisório de 9,32% nas tarifas de seus serviços.
  • Cervejas: Segundo dados divulgados pelo Sicobe a produção de cerveja no Brasil no mês de Agosto somou 10,856 milhões de hectolitros, queda de 1,0% na comparação com a produção em igual mês de 2015 e alta de 13,0% na comparação mensal.
  • Gol (GOLL4): A companhia informou que ampliou o acordo de compartilhamento de voos com a panamenha Copa Airlines, passando a disponibilizar em seus canais de venda os voos da parceria para o Panamá.
  • Petrobras (PETR4): A companhia divulgou que obteve ganhos acumulados de aproximadamente US$ 2 bilhões em decorrência de seu programa de redução de custos de poços, implantando no início em 2013.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.