Futuros e Commodities: S&P-500: 3.007,88 -0,47% | Bovespa: 103.370  -0,54% | Petróleo WTI: 57,20 +0,58%|  USD/BRL: 3.788,00 +0,15%

Os mercados financeiros globais operam em queda nessa manhã de terça-feira, após divulgação de indicadores fracos na Europa (crescimento da França desacelerou inesperadamente no segundo trimestre e confiança do consumidor alemão piorou pelo terceiro mês consecutivo para Agosto).  Na Europa as bolsas caem, com os índices DAX alemão, CAC francês e FTSE de Londres operando em baixas de respectivamente 2,04%, 1,42% e 0,19%. Na Ásia tivemos o índice de Shanghai finalizando o dia em alta de 0,39% e o japonês Nikkei subindo 0,43%.  O índice futuro americano S&P aponta para abertura em queda de 0,47% e, por lá, o Fed começa sua reunião de política monetária de dois dias e o mercado aguarda para amanhã o primeiro corte na taxa de juros nos Estados Unidos em uma década. Também no foco estão as negociações comerciais entre Estados Unidos e China que começarão hoje, embora as expectativas de avanço sejam baixas. No front macroeconômico local tivemos a divulgação, pela FGV, que o IGP-M desacelerou alta para 0,40% em Julho, diante de uma menor pressão sobre os preços no atacado. No front corporativo teremos hoje pela manhã a teleconferência de resultados do segundo trimestre do Itaú Unibanco, Multiplan, Aliansce entre outros que divulgaram ontem após o final do pregão.

Empresas e Setores

  • Aliansce (ALSC3): A companhia divulgou que registrou alta de 11,2% na receita bruta no segundo trimestre na comparação anual, com destaque para o crescimento da taxa de ocupação dos seus shoppings.
  • Banco do Brasil (BBAS3): O conselho de administração do banco informou que aprovou ações para uma reorganização institucional a serem implantadas no segundo semestre do ano e, entre as medidas, consta um programa para equacionar situações de vagas e excessos nas unidades do banco.
  • EDP Renováveis: Segundo noticiário a companhia vendeu parque eólico na Bahia para Actis por R$ 1,2 bilhão.
  • Emae: A estatal paulista informou que vai buscar parcerias para tentar viabilizar projeto termelétrico bilionário no próximo leilão de energia A-6 agendado para Outubro.
  • Embraer (EMBR3): A companhia informou que entregou um total de 51 jatos (26 comerciais e 25 executivos) no segundo trimestre, alta em relação ao trimestre anterior quando entregou 22 aeronaves.
  • Equatorial Energia (EQTL3): Segundo noticiário a companhia tem avaliado oportunidades em serviços, telecom e outras áreas relacionadas, em meio à sua estratégia de crescimento futuro.
  • Galp Energia: A petroleira portuguesa informou que vai adotar postura prudente no mega leilão de áreas para exploração e produção em mar no Brasil pois os ativos, segundo o presidente da companhia, começaram a ficar caros.
  • Heineken: Segundo noticiário a companhia registrou baixa de 1,5% no lucro do 1º semestre do ano na comparação anual, as receitas cresceram 6% e o volume de cereja vendida cresceu 3,1%.
  • Itaú Unibanco (ITUB4): O banco divulgou que registrou alta de 10,2% no lucro no segundo trimestre na comparação anual, alcançando R$ 7 bilhões. Além disso, o banco anunciou o lançamento de um Programa de Demissão Voluntária envolvendo todas as suas companhias no Brasil.
  • Multiplan (MULT3): A companhia divulgou que registrou receita 5,9% maior no segundo trimestre na comparação anual, com destaque para a expansão de aluguel nas mesmas lojas de 9,6% no período.
  • Petrobras (PETR4): A companhia informou que as ofertas de recompra de títulos que fez alcançou o montante de 2,69 bilhões de dólares.
  • Pfizer: Segundo noticiário a companhia vai desmembrar sua área de medicamentos genéricos e fundir a divisão com a Mylan, um negócio que a deixará com medicamentos mais rentáveis.

 Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, jornal Valor Econômico, jornais diversos e relatórios de terceiros.

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.