Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.349,25 -0,19% — Bovespa: 64.205 -0,16% — Petróleo WTI: 52,03 +0,70% — USD/BRL: 3.140,50 -0,58%

Os mercados financeiros globais operam em queda nessa manhã de sexta-feira, com clima político tenso entre Estados Unidos e Síria. Os Estados Unidos dispararam mísseis de cruzeiro nesta manhã contra uma base aérea síria de onde autoridades norte-americanas afirmam que foi lançado um ataque com armas químicas nesta semana (em Idlib que matou ao menos 70 pessoas, muitas delas crianças), na primeira agressão direta dos Estados Unidos contra o governo do presidente sírio, Bashar AL-Assad, em seis anos de guerra civil. Como “tréplica” a Rússia anunciou a suspensão de um acordo com os Estados Unidos para evitar incidentes no espaço aéreo sírio e, além disso, o exército russo vai ajudar a Síria a melhorar suas defesas após o ataque. Com o ataque, os preços do Petróleo atingiram a máxima de 1 mês e estão sendo negociados acima de U$ 52 o barril (WTI). No cenário macro americano, agora pela manhã o Departamento de Trabalho divulgou que foram criadas 98 mil novas vagas de trabalho no país em Março e a taxa de desemprego caiu para 4,50%, sendo a menor taxa em 10 anos. O DAX alemão cai 0,59%, o FTSE londrino sobe 0,13% e o índice futuro americano S&P aponta para abertura em queda de 0,19%. No cenário local, o destaque do dia fica por conta da divulgação pelo IBGE da inflação medida pelo IPCA, que desacelerou a alta a 0,25% em Março, após alta de 0,33% no mês anterior (no acumulado de 12 meses o IPCA registra alta de 4,57%).

Economia

  • Brasil: Segundo dados divulgados pelo Banco Central a saída líquida de recursos da caderneta de poupança no país somou R$ 4,9 bilhões no mês de Março, o terceiro pior desempenho para o mês desde o início da série histórica em 1995 e contribuindo para uma perda líquida de R$ 17,4 bilhões no acumulado do primeiro trimestre deste ano.
  • Estados Unidos: O Departamento do Trabalho do país divulgou que foram solicitados no país 234 mil novos pedidos de auxílio desemprego na semana encerrada no dia 1° de Abril, 25 mil pedidos abaixo do registrado na semana anterior.

Agenda

  • 11h00 – Estados Unidos: Serão divulgados os estoques das empresas no Atacado no mês de Fevereiro.
  • 16h00 – Estados Unidos: Será divulgado o Crédito ao Consumidor do país em Fevereiro.

Empresas e Setores

  • Aviação: Segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) o tráfego aéreo de passageiros no mundo cresceu 4,8% no mês de Fevereiro, na comparação com igual mês de 2016. A taxa de ocupação na aviação mundial atingiu 79,5% no segundo mês do ano, alta de 1,9 ponto percentual ante o registrado no mês de Janeiro.
  • Azul: Segundo noticiário a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou a suspensão por até 30 dias da oferta pública inicial (IPO) da companhia.
  • Lojas Renner (LREN3): A companhia divulgou que foram inauguradas 2 lojas ontem, 1 Renner em Barueri e 1 Youcom em Uberlândia.
  • Maquinário: A Anfavea divulgou que as vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil no mês de Março somaram 3,7 mil unidades, um crescimento de 14,8% sobre o reportado no mês anterior e 28,6% acima do registrado em igual mês de 2016.
  • Varejo: Segundo o indicador SpendingPulse, divulgado pela Mastercard Advisor, as vendas no varejo brasileiro registraram queda de 2,3% no mês de Fevereiro, na comparação com o registrado em igual mês de 2016.
  • Veículos: Segundo dados divulgados pela Anfavea a produção do setor automobilístico do país no mês de Março somou 234,7 mil unidades, alta de 18,1% na comparação com o resultado reportado em igual mês de 2016. No acumulado dos três primeiros meses de 2017 foram produzidos 609,8 mil veículos, 24% acima do registrado em igual intervalo do ano anterior.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma. As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.