Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.141,00 +0,38% — Bovespa: 58.255 +0,66% — Petróleo WTI: 43,38 -1,09% — USD/BRL: 3.265,50 -0,59%

Os mercados financeiros globais operam com viés positivo nesta manhã de terça-feira, com os investidores concentrando suas expectativas em torno da decisão do Federal Reserve dos Estados Unidos sobre a política monetária do país, que será divulgada amanhã. Na Ásia, o índice de Shanghai encerrou o dia com leve queda de 0,09% e o Nikkei japonês fechou com perdas de 0,16%, após a volta do feriado local. Na Europa, o FTSE de Londres opera com ganhos de 0,78% e o DAX alemão avança 0,76% e nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma ligeira alta de 0,38% na abertura. No Brasil, o presidente Michel Temer discursa na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, palestra em evento na Argentina. No front corporativo o destaque fica por conta da divulgação do novo Plano de Negócios da Petrobras, que será apresentado em conferência na tarde de hoje e virá com uma visão mais consistente e alinhado à prioridade da atual gestão em reduzir o nível de endividamento da companhia. No cenário macroeconômico, a Fipe divulgou hoje pela manhã a inflação medida pelo IPC no estado de São Paulo, com leve desaceleração na segunda quadrissemana de Setembro, na comparação com a leitura anterior.

Economia

  • Brasil: A Receita Federal divulgou que a carga tributária bruta do país no ano de 2015 atingiu 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB) no período, alta de 0,24 pontos percentuais na comparação com o registrado no ano de 2014.
  • Brasil: O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do estado de São Paulo desacelerou a alta a 0,01% na segunda quadrissemana de Setembro, ante alta de 0,05% na primeira leitura do mês.

Agenda

  • 11h00 – Brasil: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Setembro.
  • 11h00 – Brasil: A FGV e o Conference Board divulgam os Indicadores de Ciclo da Economia Brasileira no mês de Agosto.
  • 20h50 – Japão: Será divulgada a Balança Comercial do país no mês de Agosto.

Empresas e Setores

  • Andrade Gutierrez: A Agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de longo prazo em moeda estrangeira da companhia de “B+” para “B-“, mantendo a perspectiva negativa.
  • E-commerce: Segundo noticiário as compras realizadas no comércio eletrônico do país através de dispositivos móveis cresceram 70,0% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2015.
  • Electrolux: A companhia comunicou que Ruy Hirschheimer pediu demissão do cargo de presidente para a América Latina da companhia, sendo substituído interinamente por Ricardo Cons.
  • Itaú Unibanco (ITUB4): O banco informou que realizou a venda da totalidade de suas operações com seguro de vida em grupo para a subsidiária brasileira da Prudential.
  • Petrobras (PETR4): A companhia informou que estima realizar investimentos de aproximadamente US$ 74,1 bilhões nos próximos 5 anos, uma queda de 25% na comparação com seu Plano de Negócios 2015-2019.
  • Siderurgia: Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr) a produção do setor siderúrgico brasileiro no mês de Agosto deste ano somou 2,767 milhões de toneladas, queda de 1,1% ante o produzido em igual mês de 2015. As vendas da commodity no mercado interno somaram 1,48 milhão de toneladas no período, recuo de 36,0% na comparação anual.
  • Siderurgia: Segundo noticiário a siderúrgica chinesa Baosteel irá adquirir a Wuhan Iron & Steel, em acordo que irá criar a segunda maior produtora de aço do mundo.
  • Smiles (SMLE3): A companhia informou que seu Conselho de Administração elegeu Marcos Antônio Pinheiro Filho para o cargo de diretor financeiro da companhia.
  • Vale (VALE5): A companhia informou que seu empreendimento de minério de ferro S11D ofertará 75 milhões de toneladas da commodity por ano, após o ano de 2020, ante projeção de 90 milhões anuais.

Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros

Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas. Se você não é o destinatário dos mesmos você não está autorizado a utilizar o material para qualquer fim. Solicitamos que você apague a mensagem e avise imediatamente ao remetente. O conteúdo desta mensagem e seus anexos não representam necessariamente a opinião e a intenção da empresa, não implicando em qualquer obrigação ou responsabilidade por parte da mesma.
As análises refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais dos analistas responsáveis e são elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Capital Investimentos. As estimativas e previsões de eventos são baseadas em informações públicas e em fontes que julgamos dignas de crédito, embora sua precisão e completude não possam ser garantidas. Ocasionalmente, executivos ou funcionários da Capital Investimentos podem, de acordo com o permitido por lei, possuir uma posição, ou de outra maneira estarem interessados em transações com ativos direta ou indiretamente relacionados com este relatório. Rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Este relatório não constitui uma recomendação de compra ou venda e destina-se apenas a fomentar o debate de ideias. O utilizador aceita que o conteúdo, erros ou omissões não podem ser fundamentos para qualquer reclamação ou ação legal.
As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo e não devem ser consideradas como uma oferta de aquisição de cotas dos fundos de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,  sempre leia o prospecto e o regulamento antes de investir.