Abertura dos Mercados – Futuros e Commodities: S&P-500: 2.113,00 +0,23% — Bovespa: 50.280 -0,27% — Petróleo WTI: 50,20 +1,07% — USD/BRL: 3.516,00 -0,05%
Os mercados financeiros globais operam com viés de alta nesta manhã de terça-feira. Na Ásia, as principais bolsas encerram o dia em alta (o Nikkei japonês fechou com ganhos de 0,58%). Na Europa, o DAX alemão opera em alta 1,72% e o FTSE de Londres sobe 0,33%, após a divulgação de dados do crescimento do PIB da região do Euro acima do esperado e nos Estados Unidos, o índice futuro do S&P aponta para uma abertura em alta de 0,23%. Por lá, tivemos ontem um pronunciamento da presidente do FED, Janet Yellen, que mudou o tom a respeito de uma possível elevação de juros no país. Yellen demonstrou-se mais pessimista após os dados negativos do payroll divulgados na última sexta-feira. Na agenda macroeconômica temos como destaque de hoje a divulgação do relatório de perspectivas econômicas globais pelo Banco Mundial (sem horário definido). No cenário local, o destaque político foi a veiculação no noticiário de que agora pela manhã o procurador geral da república, Rodrigo Janot, pediu ao STF a prisão do senador Romero Jucá, do presidente do Senado Renan Calheiros e do ex-presidente José Sarney por suspeita de obstrução das investigações da operação Lava-Jato. Também foi pedida a prisão do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha. No front macroeconômico, a FGV divulgou hoje pela manhã o índice IGP-DI para o mês de Maio, com alta de 1,13% puxado pela pressão dos preços do atacado e varejo. Ainda na agenda do dia, teremos o início da reunião do Copom, a última presidida por Alexandre Tombini, e que deverá manter a taxa Selic em 14,25%. Segundo noticiário, não é descartada uma participação de Ilan Goldfajn, indicado à presidência do banco Central, na reunião desta terça-feira.
Economia
- Brasil: A FGV divulgou que a inflação, medida pelo IGP-DI, acelerou a alta a 1,13% no mês de Maio ante alta de 0,36% no mês anterior.
- Zona do Euro: O crescimento do PIB da região no 1º trimestre de 2016 foi revisado para 0,6% na comparação com o trimestre anterior e 1,7% na comparação anual, acima das expectativas de mercado.
Agenda
- 20h50 – Japão: Será divulgado o PIB do 1º trimestre de 2016.
- 23h00 – China: Será divulgada a Balança Comercial do mês de Maio.
Empresas e Setores
- Caixa Econômica: A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou o rating de crédito da companhia de “ba3” para “b1”.
- Eletroeletrônicos: Segundo dados da Abinee a produção do setor eletroeletrônico no país recuou 15,9% no mês de Abril ante igual mês de 2015, sendo o 23° mês consecutivo de queda.
- Light (LIGT3): A Agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating da companhia “A+” para “A-“, com perspectiva negativa.
- Petrobras (PETR4): Segundo noticiário o ex-presidente da britânica BG no Brasil, Nelson Silva, irá assumir o cargo de consultor sênior da diretoria da companhia.
- São Martinho (SMTO3): A companhia divulgou que obteve lucro líquido de R$ 68,9 milhões no 4° trimestre da safra 2015/16, alta de 21,9% na comparação com igual período da safra anterior.
- Tractebel Energia (TBLE3): Segundo noticiário a francesa Engie, controladora da companhia, pretende realizar a venda de cinco blocos para exploração de reservas de gás natural no Nordeste do Brasil.
- Veículos: Segundo dados divulgados pela Anfavea as vendas de veículos no país no mês de Maio recuaram 21,3% na comparação com igual mês de 2015. No acumulado do ano, as vendas de veículos no país apresentam queda de 26,6% na comparação anual. A produção de veículos pelas montadoras do país no mês de Maio retrocedeu 18% na comparação com igual mês de 2015, o pior resultado para o mês desde 2004.
- Verizon: Segundo noticiário a companhia pretende apresentar uma oferta de cerce de US$ 3 bilhões para a aquisição da Yahoo.
Fontes: Bloomberg, Thomson Reuters, Jornal Valor Econômico e relatórios de terceiros